O presidente Lula (PT) se encaminha para ser reeleito em 2026, segundo a nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste sábado 5. O levantamento mostra que o petista lidera todos os cenários monitorados para a disputa nacional.
Ao todo, o instituto testou cinco cenários de disputa com Lula e nomes da direita. Em todos, o atual presidente sairia vencedor se a votação fosse hoje. O monitoramento testou, inclusive, um cenário contra o inelegível Jair Bolsonaro (PL). O ex-capitão, ainda que conseguisse reverter a atual condição judicial, seria derrotado, conforme indicam os números.
A pesquisa também ouviu eleitores sobre dois cenários (5 e 7) em que Lula não é o candidato do PT. Nessas eventuais disputas, o nome testado na sigla é o do ministro Fernando Haddad, que seria derrotado nas duas situações em que aparece como candidato.
O Datafolha ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios entre terça 1º e quinta-feira 3. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, em outro recorte, mostrou o ‘estancamento’ da crise de popularidade do petista. Ele interrompeu uma sequência de quedas e avançou 5 pontos percentuais em aprovação desde o último levantamento. Ainda assim, a reprovação segue como o índice mais apontado pelos entrevistados.
Com Carta Capital