‘Democracia é a voz do povo e deve ser respeitada’, diz Lula ao parabenizar vitória de Trump

Republicano ultrapassou os 270 delegados no colégio eleitoral e retornará à Casa Branca a partir de 20 de janeiro.

Publicado: 06/11/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou nesta quarta-feira (6) Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Por volta das 7h35, o resultado foi projetado pela agência de notícias Associated Press. Em seu perfil nas redes sociais, Lula falou em “diálogo” e “trabalho conjunto” e defendeu o respeito à democracia.

Na semana passada, Lula manifestou apoio à candidata democrata Kamala Harris, oponente de Trump pela Casa Branca, justificando que seria um caminho “muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia”.

No entanto, durante a campanha, Lula evitou direcionar apoio à candidata, justificando que não poderia “dar palpite sobre as eleições em outros países porque seria uma ingerência indevida”.

Diversos líderes mundiais repercutiram o resultado das eleições norte-americanas durante a madrugada e o início da manhã desta quarta, mesmo antes de Trump ter a vitória oficial declarada.

Às 7h35 (horário de Brasília), o republicano havia garantido 277 votos, com o resultado mais recente de Wisconsin, que garantiu mais 10 votos no colégio eleitoral.

Muitos estados tiveram uma apuração rápida durante a madrugada, fazendo com que o republicano declarasse vitória antes mesmo de atingir o número mínimo de 270 delegados.

Por R7

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo