Inscreva-se para receber notificações
Categories: NotíciasPolítica

Deputado vê provocação em decisão de Gervásio Maia sobre PEC e não descarta ir à Justiça

O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) considera que houve provocação do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia (PSB), sobre o envio da PEC que extinguiu a reeleição e a eleição antecipada à Procuradoria Geral da Casa e pretende acionar à Justiça, caso entenda necessário. Questionado pelo ClickPB se teme que haja um parecer político sobre a PEC, ele respondeu. “Eu não temo, eu aguardo que seja político porque não tem sentido se colocar para a Procuradoria uma decisão de plenário com uma larga e expressiva votação que nós merecemos naquela PEC.”

“É um assunto que acabou tornando-se controverso porque, por parte do presidente Gervásio Maia, há falas de que a PEC pode não ter a constitucionalidade devida, o que nós discordamos. Nós tomamos todos os cuidados no sentido da observância regimental e constitucional e discordamos de quantos reverberem de que deixamos de cumprir ou tenhamos atropelado o regimento”, defendeu Ricardo Barbosa, sobre a PEC.

 

“Não houve erro nenhum na PEC. Houve vício na decisão do presidente Gervásio Maia, que a gente espera que ele submeta ao plenário o que é de direito do plenário, que é a votação. Não há nenhuma figura no regimento, nem havia razão de tê-lo, nem na Constituição Estadual, que possa dar guarida à deliberação do presidente Gervásio Maia, com o máximo de respeito que tenho por ele”, argumentou o parlamentar.

“Nós cumprimos todo o rito e só falta agora a redação final para a promulgação daquela PEC. O presidente não quis fazê-lo, acatou um recurso de três deputados do governo no sentido de que esse recurso fosse julgado primeiro para que depois fosse submetida ao Plenário a redação final. Isso inexiste no regimento. Nada é maior do quê o que fizemos lá. Uma votação com mais de três quintos de aprovação, talvez o maior quórum de aprovação para uma PEC. Nos últimos 20 anos, eu tenho certeza que nenhuma PEC mereceu 26 votos favoráveis quanto a PEC que apresentamos que põe fim à reeleição e antecipação de eleição para os mesmos cargos e no mesmo mandato”, questionou o deputado estadual.

Ele disse que pode acionar a Justiça, caso considere necessário e disse que o comportamento do presidente da ALPB é uma provocação a qualquer regra. “Esperamos que não tenhamos, nós, que ir a Justiça, e o faremos se necessário for, para que seja assegurada a discussão e aprovação da redação final em Plenário e que seja promulgada a nossa PEC. Se o deputado Gervásio Maia e quantos outros que discordarem da forma como foi tramitada a PEC na sessão recente, que o faça no campo jurídico, próprio para fazê-lo, que seria o Tribunal de Justiça, para arguir a inconstitucionalidade. E nunca por um recurso junto à Procuradoria Geral da Assembleia. Esse é um acinte a qualquer regra e a qualquer normativo regimental e constitucional.”

 

ClickPB

Redação

Recent Posts

Paraíba registra maior alta do Brasil em volume de serviços com aumento de 2,9% em novembro

A Paraíba registrou um crescimento de 2,9% no volume de serviços entre outubro e novembro…

13 horas ago

Veneziano recebe vereadores e lideranças de Pombal e Cajazeirinhas, que reafirmam apoio à sua reeleição ao Senado

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu nesta terça-feira (13) um grupo de vereadores,…

14 horas ago

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do…

14 horas ago

Butantan recruta idosos para ensaio clínico da vacina da dengue

O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a…

15 horas ago

Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada

A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…

16 horas ago

Vaquinha Solidária busca apoio para realização de cirurgia renal de alto custo

Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…

16 horas ago