Deputados podem passar a ter o controle de pelo menos 2% do orçamento da Paraíba a partir de 2027

Atualmente, os deputados têm direito a 0,9% do orçamento, um percentual considerado baixo em comparação com outros estados.

Publicado: 19/02/2025

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos) anunciou ontem, terça-feira (18), durante a sessão, um plano para aumentar as emendas parlamentares ao Orçamento estadual até o teto de 2%, conforme decidido pelo STF. Atualmente, os deputados têm direito a 0,9% do orçamento, um percentual considerado baixo em comparação com outros estados.

A proposta é apresentar uma Emenda Constitucional até 2027, ampliando a fatia das emendas de R$ 4,6 milhões para R$ 7,6 milhões, podendo aumentar conforme o crescimento do orçamento anual. A mudança é baseada na decisão do STF que validou a Emenda Constitucional 126, de 2022, elevando o limite das emendas impositivas de 1,2% para 2%.

Galdino argumenta que essa ampliação dará mais protagonismo aos deputados, permitindo maior destinação de recursos para suas bases, embora a proposta suscite debates sobre a eficiência na aplicação do dinheiro público.

PB Agora

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo