‘Dilúvio’, diz Defesa Civil após chover em JP metade do esperado para maio em 14 horas

João Pessoa e outras 16 cidades do Litoral da Paraíba estão com alerta vermelho e risco de “grande perigo” para acumulado de chuva, conforme o Inmet

23 de maio de 2020   

Céu fechado em João Pessoa. Na foto, bairro do Cristo Redentor, na Zona Oeste (Foto: Alisson Correia/Portal Correio)

João Pessoa registrou cerca de 150 milímetros (mm) de chuva entre 18h dessa sexta-feira (22) e 10h deste sábado (23), conforme dados preliminares da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o que corresponde a metade do total esperado para o mês de maio. A previsão indica mais instabilidade no tempo até este domingo (24). Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado.

Apenas entre 0h e 2h deste sábado (23), foram quase 100 mm de pluviosidade, o que foi considerado “muito alto” em pouco tempo pela meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. “Muita chuva! As águas do Oceano Atlântico estão mais aquecidas que o normal, o que favorece à formação de aglomerados de nuvens, que se deslocam do mar para a costa da Paraíba”, explicou Marle.

Além da Capital e região metropolitana, outras cidades do litoral registraram chuvas fortes em pouco tempo, como Mamanguape (115 mm), Baía da Traição (82 mm) e Marcação (75,3 mm). Veja aqui os números por cidade.

Se Liga PB com Portal Correio