
A partir desta segunda-feira (13), João Pessoa e Campina Grande têm novidades na flexibilização das atividades econômicas das cidades. Na Capital, o comércio varejista, os shoppings, orla e praças públicas serão reabertos com restrições. Já na Rainha da Borborema, os bares, restaurantes e academias de ginástica também reabrirão.
João Pessoa
Na Capital, a terceira etapa do plano de flexibilização conta com a reabertura do comércio varejista, dos shoppings centers, além da orla e demais parques e espaços públicos para prática de atividades físicas individuais. Os estabelecimentos do comércio poderão funcionar das 9h às 15h, enquanto que nos shoppings o horário se restringe ao período das 12h às 20h.
Os estabelecimentos só poderão atender clientes com máscara, respeitando a limitação de uma pessoa a cada 10 m² e disponibilizando álcool em gel.
Atividades físicas, orla e parques
Também foi liberada a volta dos jogos profissionais de futebol, mas sem a presença de torcedores. No caso das atividades físicas, elas só serão permitidas de forma individual, sem aglomerações e com a proibição da utilização de bancos e cadeiras.
Para evitar a possibilidade de aglomerações, os parques da Lagoa e Bica permanecerão fechados.
Campina Grande
Obedecendo protocolos sanitários definidos para cada setor da economia, a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) anunciou o retorno das atividades presenciais em bares, restaurantes, academias e parques nesta segunda-feira (13).
Os bares e restaurantes poderão funcionar com, no máximo, 50% da capacidade de ocupação, em duas faixas de horário, das 10h às 15h, e das 18h às 22h, havendo fiscalização por parte do Procon Municipal. O intervalo de fechamento entre as 15h e as 18h deverá ser utilizado para as medidas de combate ao novo coronavírus nos estabelecimentos.
Academias e parques
Com relação às academias, o prefeito explicou que a liberação das atividades ocorrerá com obediência ao distanciamento e redução do número de acessos. O comparecimento a parques, onde podem ser feitas atividades ao ar livre, também fica liberado.
MPs dizem que não vão interferir em CG
Os Ministéios Públicos do Estado, do Trabalho e Federal divulgaram nota conjunta para afirmar que não vão interferir na decisão, considerando que a rede hospitalar da 2ª Macrorregião de Saúde já foi estruturada e Campina Grande atingiu 100% do plano de contingenciamento e que há uma comissão técnica formada no município que entende que é seguro, em termos sanitários, a abertura dos segmentos da atividade econômica.
Os membros do MPF, MPPB e MPT acompanham diariamente os dados epidemiológicos do município, de forma que caso a ocupação dos leitos seja superior ao percentual estabelecido no plano de contingência, ou se algum outro indicador não for positivo, poderão atuar para que o gestor reveja a abertura da atividade econômica no município.
MPF, MPPB e MPT esclarecem que vão continuar acompanhando a situação, especificamente, os dados epidemiológicos e de ocupação dos leitos e o acesso dos doentes à rede de atendimento.
Também exigirão que, a cada 15 dias, a comissão técnica do município apresente os dados técnicos e cobrarão que o prefeito Romero Rodrigues mantenha a Comissão de Avaliação de Convivência com a Covid-19 (CACC) funcionando e integrada por todos os representantes citados no decreto municipal.
Fecomércio orienta
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio) recomendou aos empresários, clientes e toda a sociedade, cautela na reabertura do comércio e demais atividades. O objetivo da entidade é que este movimento seja feito de forma segura e seguindo todas as recomendações sanitárias estabelecidas pelos órgãos competentes.
“Estamos preocupados com a saúde dos funcionários, clientes e de toda a sociedade, e também com a saúde das empresas do setor terciário, que são grandes geradores de emprego e renda. Por isso, o empresariado está pronto para esta reabertura, seguindo todas as diretrizes sanitárias e de segurança estabelecidas pelas autoridades”, declarou o presidente da entidade, Marconi Medeiros.
Portal Correio
Leia mais:
- “Deixem Bolsonaro em paz”, diz Trump ao criticar processo contra ex-presidenteO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua rede social, a Truth Social, nesta segunda-feira (7). O republicano afirmou que Bolsonaro está sofrendo um ataque político como aconteceu com ele. “Estarei assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito… Leia mais: “Deixem Bolsonaro em paz”, diz Trump ao criticar processo contra ex-presidente
- Lula decide não sancionar aumento do número de deputados federaisO presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo e não vai sancionar o projeto de lei complementar aprovado em junho pelo Congresso que eleva de 513 para 531 o número de deputados federais. A informação foi confirmada pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, com quatro ministros que despacham regularmente com… Leia mais: Lula decide não sancionar aumento do número de deputados federais
- Hugo Motta defende Congresso e critica narrativa de proteção à elite: “O Legislativo pode discordar do Executivo”Em entrevista ao Jornal da Record, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou a ideia de que o Congresso favorece os mais ricos. Segundo ele, essa percepção é fruto de uma “polarização social” que, em sua visão, não condiz com a realidade. Motta destacou que o Parlamento tem atuado em parceria com… Leia mais: Hugo Motta defende Congresso e critica narrativa de proteção à elite: “O Legislativo pode discordar do Executivo”
- Lula reage a post de Trump sobre Bolsonaro: ‘Brasil não aceita tutela de ninguém’O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta segunda-feira (7) à postagem feita por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, que criticou o julgamento de Jair Bolsonaro pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Entretanto, ele não citou o republicano. Pela rede social X (antigo Twitter), Lula declarou: “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos… Leia mais: Lula reage a post de Trump sobre Bolsonaro: ‘Brasil não aceita tutela de ninguém’
- Inmet coloca 21 cidades da Paraíba sob alerta de chuvaO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva, nesta segunda-feira (07), para João Pessoa e outras 20 cidades da Paraíba. O aviso amarelo vai até as 10h desta terça (08). O esperado é que o acumulado de chuva atinja de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Segundo o instituto, há… Leia mais: Inmet coloca 21 cidades da Paraíba sob alerta de chuva