Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Tema da redação do Enem 2019 é ‘democratização do acesso ao cinema no Brasil’

Publicado: 03/11/2019

No ano passado, antes da posse, Bolsonaro chegou a defender que a prova passasse por uma “avaliação” antes da aplicação (Foto: Reprodução)

No primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no governo de Jair Bolsonaro, o tema da redação foi “democratização do acesso ao cinema no Brasil’.

Em 2018, a temática proposta pelo exame havia sido “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Havia muita expectativa em torno do tema de 2019 pelos posicionamentos explicitados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e do próprio presidente a respeito da suposta “ideologização” da prova, o que poderia configurar uma inédita intervenção no conteúdo do Enem.

No ano passado, antes da posse, Bolsonaro chegou a defender que a prova passasse por uma “avaliação” antes da aplicação, uma vez que o exame, na sua avaliação, “estimulava a briga entre pessoas que pensam diferente”.

Cinco competências

A avaliação da redação do Enem se ampara em cinco competências. A primeira delas trata do domínio da linguagem formal. Na competência dois, a banca de avaliadores analisa a capacidade do candidato de compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. Na terceira, os avaliadores observam a capacidade de relacionar opiniões e argumentos a favor de um ponto de vista.

A quarta competência se refere ao conhecimento dos mecanismos linguísticos para construção da argumentação. O último critério avaliado pelo Enem se refere à elaboração de proposta de intervenção para o problema, com respeito aos direitos humanos.

Até o ano passado, o candidato que desrespeitasse os Direitos Humanos na prova de redação do Enem recebia zero. Na última edição, após uma determinação do Supremo Tribunal Federal, o critério passou a não mais zerar a prova, mas ele ainda penaliza, com retirada de pontos.

Temas anteriores

Confira os temas abordados nas redações do Enem nos últimos anos:

O indivíduo frente à ética nacional (2009)

O Trabalho na Construção da Dignidade Humana (2010)

Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (2011)

O movimento migratório para o Brasil no século XXI (2012)

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013)

Publicidade infantil em questão no Brasil (2014)

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015)

Caminhos para combater o racismo no Brasil (2016)

Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (2016)

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (2017)

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018)

Globo

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS