Inscreva-se para receber notificações
Categories: NotíciasPolítica

Dia Nacional da Mamografia e o do Mastologista: especialista destaca importância de exame na prevenção do câncer de mama

Médico mastologista Gentil Paiva Júnior. (Foto: Divulgação)

Uma data importante para as mulheres é o 5 de fevereiro (hoje). Trata-se do Dia Nacional da Mamografia e o Dia do Mastologista . O médico mastologista é o profissional da saúde especializado em enfermidades da mama, sejam elas benignas ou malignas.

Ele atua diretamente nos processos de estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em todas as doenças que atingem as mamas. O mastologista Gentil Paiva Júnior, da Hapvida de Campina Grande, aproveita a data para reforçar a necessidade de prevenção ao câncer de mama.

“A mastologia trabalha com a prevenção do câncer de mama.  Temos uma luta constante, enquanto sociedade de mastologia, de falarmos e explicarmos sobre a necessidade da realização da mamografia anual a partir dos 40 anos. Em alguns casos, em pacientes que têm histórico familiar de câncer de mama ou alguma relação com outro tipo de câncer, temos que buscar e rastrear essa mulher muito antes do quarenta anos”, sublinha.

Gentil também cita a estimativa divulgada esta semana pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).  O Brasil deve registrar cerca de 625 mil novos casos de câncer por ano de 2020 a 2022. Somente entre a população infantojuvenil são esperados 8.460 novos casos por ano no mesmo período.

A estimativa de Incidência de Câncer no Brasil mostra que o câncer de pele não melanoma deve permanecer como o mais incidente, com a expectativa de 177 mil novos casos por ano. Em seguida, está o câncer de mama, com 66 mil casos aproximadamente e sendo o tipo de câncer que mata mais mulher no Brasil.

“ Se descoberto o câncer no começo, podemos falar de mais de noventa por cento de cura. No caso da descoberta precoce, o tratamento é muito menos agressivo, é muito menos quimioterapia, radioterapia, são cirurgias conservadoras (preservando a mama)”, ressalta o mastologista Gentil Paiva Júnior que o grande problema dar-se por falta de informação e falta de acesso aos exames.

Redação com Assessoria

Redação

Recent Posts

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…

18 horas ago

Bebê morre sufocado em Campina Grande; polícia investiga o caso

Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…

18 horas ago

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em acidente na divisa entre Paraíba e Pernambuco

No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…

19 horas ago

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…

19 horas ago

Saúde de Bolsonaro faz Eduardo aumentar pressão por nova sanção a Moraes

Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…

19 horas ago

Homem é preso pela quarta vez após sequestrar turistas na Paraíba

A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…

19 horas ago