A diretora do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (Sintab/Esperança), Adriana Aguiar, e a secretária Tássia Leal, em entrevista ao Programa Se Liga PB, na manhã desta quarta-feira (7), pontuaram informações importantes para os servidores públicos do município. As sindicalistas explicaram que a luta em prol dos direitos das categorias é contínua, porém com muitas conquistas.
De acordo com Adriana, foi cumprida a recomendação do governo federal em relação ao magistério, com o reajuste salarial de 3,62% proposto pelo MEC para os profissionais da Educação, além da liberação das progressões verticais que estavam indeferidas por conta do probatório que é de 5 anos no município. Ela disse que recebeu a informação de que a proposta já foi para apreciação da Câmara de Vereadores.
“Agora no mês de março todos os que deram entrada nas progressões verticais serão atendidos, e o reajuste do magistério terá o retroativo a janeiro, que é nossa data base”, informou.
A secretária Tássia Leal, que acompanhou Adriana na entrevista, enfatizou que o diálogo com a gestão municipal tem sido uma marca do sindicato, que tem buscado conversar sobre os direitos das categorias de maneira que todos sejam resguardados. Ela contou que nesta quinta-feira (8), haverá uma reunião com o Procurador do Município, Dr. Diego Virgulino, onde ele irá repassar tudo o que foi construído pela comissão em relação ao PCCR da Saúde, para que o projeto seja encaminhado à Câmara.
“Não deu pra ser cumprido até dezembro e o prazo foi prolongado até março. A ideia é que seja aprovado até março o PCCR da Saúde, nos deram essa garantia e estamos esperançosos nessa promessa. Estamos esperando que amanhã ele nos passe algo concreto”, destacou Tássia.
As diretoras informaram ainda que, na próxima sexta-feira (9), às 14h, haverá uma assembleia com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), para discutir a aprovação do Incentivo Financeiro Adicional (IFA), aprovado recentemente na Câmara Municipal.
Na ocasião, Adriana e Tássia reforçaram o compromisso do Sintab/Esperança com as categorias, e destacaram que o diálogo é fundamental para a manutenção dos direitos dos trabalhadores, que tanto buscam ser ouvidos em suas reivindicações.
Redação