Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Doação de órgãos registrada no Trauma de Campina Grande beneficia seis pessoas

Em 2022 a Paraíba já registrou a realização de 248 transplantes, sendo 203 de córneas, dois de coração, 23 de rins, 17 de fígado e três de medula óssea.

Publicado: 17/10/2022

Foto: Divulgação/Assessoria Trauma-CG

Uma doação de múltiplos órgãos, registrada na noite do último sábado (15), no Hospital de Trauma de Campina Grande ajudou a transformar a vida de cinco pessoas. 

O doador era um homem de 24 anos que morreu vítima de uma hemorragia cerebral em virtude de um traumatismo craniano. Após a confirmação da morte encefálica, a família concedeu a autorização para a doação. 

Foram doados o coração, os rins, o fígado e as córneas. O coração foi transplantado em um pernambucano de 50 anos, o rim direito foi para um baiano de 26 anos, o rim esquerdo foi implantado em outro baiano de 72 anos, o fígado foi para uma paraibana de 52 anos, e as córneas foram encaminhadas para análise no Banco de Olhos. 

“Com esta doação, a vida de seis pessoas pôde ser transformada, mas isso só aconteceu graças ao sim da família e ao trabalho desenvolvido por nossos profissionais,” destaca Rafaela Dias, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes. 

Em 2022 a Paraíba já registrou a realização de 248 transplantes, sendo 203 de córneas, dois de coração, 23 de rins, 17 de fígado e três de medula óssea. Ainda aguardam por um órgão 443 paraibanos.

ClickPB com assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS