Doutora em Odontologia orienta pais sobre saúde bucal infantil

Publicado: 18/04/2022

Prof. Dra. Armiliana Soares. (Imagem Ilustrativa)

Os cuidados com a saúde bucal infantil devem ser redobrados a partir dos quatro anos de idade, quando a arcada dentária da criança começa a ser formada. A recomendação, é que a higienização bucal da criança, seja feita com a supervisão dos pais e responsáveis. A constatação é da Prof. Dra. Armiliana Soares, docente do curso de Odontologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande. 

“A criança, em um primeiro momento, vai querer ter autonomia para fazer a higienização sozinha, mas ela não vai conseguir, se não tiver alguém orientando. Então, é importante ter sempre uma supervisão dos pais, porque depois a criança vai fazer sozinha. E mesmo que comecem a fazer só, eles (os pais) precisam ver se a higienização está correta, se os restos de comida foram removidos dos dentes”, orienta Armiliana.   

Em virtude da grande quantidade que existe, os pais acabavam ficam em dúvidas sobre o creme dental correto. No entanto, a professora sublinha que a marca não é o mais importante, mas sim a maneira correta de escovação é o que vai fazer a diferença na higienização. Além disso, um produto que pode ser usado na higienização é o Flúor, que contêm praticamente em todos os cremes dentais.    

“Tem que se levar em consideração a quantidade de pasta utilizada. Para crianças até quatro anos de idade, coloca-se uma quantidade mínima de pasta, equivalente a um grão de arroz. Já crianças de até seis anos, uma quantidade que equivale a um grão de ervilha”, sugere.   

Os cuidados com os alimentos também é algo que precisa ser observado, porque afeta diretamente a dentição das crianças. A professora Armiliana explica que muitos pais, nos primeiros anos de vida do filho, proíbem o consumo de alimentos com açúcar em excesso, como bombons e balas. “É importante frisar que esses alimentos têm retentivos, que ficam grudados nos dentes traseiros, aumentando a incidência de cárie”, pontua.   

A professora sugere que o ideal, para a criança ter uma boa saúde bucal, é escovar os dentes duas vezes ao dia. “De preferência de manhã, após o café, e à noite, antes de ir dormir”, completa.  

Outra sugestão é buscar um cirurgião-dentista, logo quando nascerem os primeiros dentes, para identificar se tem ou não problemas de saúde bucal. “O ideal é ir ao dentista a cada três meses, caso tenha problemas graves. Caso contrário, as visitas podem acontecer de seis em seis meses”, indicou Armiliana Soares.  

Da Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS