Duas pessoas morrem e seis são presas em operação contra facções criminosas em Itabaiana

Conflito entre facções motivou a operação, que teve confrontos armados, prisões e apreensões.

Publicado: 19/02/2026

FOTO ILUSTRATIVA/REPRODUÇÃO



Uma operação da Polícia Militar da Paraíba contra facções criminosas terminou com duas pessoas mortas e seis prisões na última quinta-feira (18), no município de Itabaiana, no Agreste do estado. Segundo a corporação, a ofensiva foi motivada por uma disputa territorial entre duas facções que tentam expandir a atuação na região.

De acordo com a Polícia Militar, os confrontos tiveram início após uma liderança foragida de uma facção, conhecida como “Coroa”, seguir ordens do marido, atualmente preso, para mudar a filiação criminosa da área, repassando o controle local a outra organização criminosa.

A decisão provocou reação de integrantes da própria facção, sobretudo de outros municípios, desencadeando uma sequência de conflitos desde o último sábado (14).

Ordem dos acontecimentos

O primeiro homicídio foi registrado após a invasão de uma residência, quando Alex dos Ramos Cândido foi morto a tiros. A investigação aponta que o crime teria sido motivado por uma suposta traição da vítima à facção da região.

Após o assassinato, a polícia deflagrou a primeira fase da operação. Durante a ação, um adolescente de 17 anos morreu após atirar contra as equipes policiais. No mesmo confronto, outro suspeito foi preso ferido na perna e um segundo adolescente, também de 17 anos, foi apreendido sem ferimentos. Na ocasião, foram apreendidas três armas de fogo e munições de calibres variados.

Na segunda fase da operação, conforme informou a delegada Mairam Moura, da Polícia Civil da Paraíba, outros dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram apreendidos.

Ainda no mesmo dia, Alisson da Cruz Santos e José Paulo Ramos de Lima, apontados como autores do homicídio de Alex, foram presos em flagrante. Com eles, a polícia apreendeu a motocicleta usada no crime, além de duas pistolas e 90 munições.

As polícias Civil e Militar seguem em diligências na região de Itabaiana e investigando as circunstâncias dos crimes.

Fonte: g1 PB



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

×
Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.