Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

É FAKE NEWS: Pedro Cunha Lima abraça Veneziano e arranca adesivo de Lula

A informação de que Pedro Cunha Lima abraça Veneziano e arranca adesivo de Lula é falsa.

Publicado: 07/10/2022

FOTO: REPRODUÇÃO

Informações falsas que circulam em sites e redes sociais, tentaram macular um vídeo que circula de que o candidato a governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima, teria abraçado Veneziano e na oportunidade arrancado um adesivo de Lula que estava colado na roupa do senador.

O que foi desmentido de imediato, o vídeo original sem edição mostra que Pedro ao abraçar Veneziano ajudou a colar o adesivo que não conseguiu mais se fixar na roupa do mesmo e acabou se desprendendo sozinho. 

A divulgação de fake news costuma tomar grandes proporções durante as eleições, mas o combate à desinformação deve ser um compromisso de todos os cidadãos, principalmente, dos candidatos eleitos. 

A Justiça Eleitoral dispõe, na Resolução Nº 23.610/2019 que trata sobre propaganda eleitoral e as condutas ilícitas em campanha, seção específica alertando candidatos em relação à disseminação de informações inverídicas. 

O artigo 9º do documento diz que a utilização de conteúdos veiculados, inclusive por terceiros, “pressupõe que o candidato, o partido ou a coligação tenha verificado a presença de elementos que permitam concluir, com razoável segurança, pela fidedignidade da informação”.

Confira o vídeo: https://www.facebook.com/watch/portaltvcariri/

Com TV Cariri

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS