O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautou a análise dos processos de cassação de mandatos dos deputados Carla Zambelli (PL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ) para esta quarta-feira (10).
Motta ainda citou o caso de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que já tem o número de faltas suficientes para ser cassado.
Eduardo terá o futuro definido por ato da Mesa Diretora. O parlamentar está nos Estados Unidos e faltou a mais de 1/3 das sessões da Câmara neste ano. Ele também terá um prazo para apresentar a sua defesa.
“Já a decisão sobre o deputado Eduardo Bolsonaro, que ultrapassou o limite de faltas permitidas pelo regimento, será tomada pela Mesa Diretora”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Sobre o caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ), Motta afirmou que o processo será publicado hoje e ele terá cinco dias para defesa. Com isso, o assunto entrará na pauta da quarta-feira da semana que vem, dia 17.
Entenda
Carla Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) duas vezes. A primeira por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e a segunda por perseguir com uma arma um opositor do ex-presidente Bolsonaro na rua em São Paulo.
Já Braga pode perder o mandato por ter agredido um militante do MBL (Movimento Brasil Livre), em abril do ano passado. Durante a confusão, o deputado do PSOL também ofendeu e agrediu o colega Kim Kataguiri (União-SP).
O ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Ramagem foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. A condenação estabelece a perda do mandato de Ramagem, a ser declarada pela Mesa Diretora.
Nos Estados Unidos, o deputado apresentou à Câmara dois atestados que valem entre 9 de setembro a 12 de dezembro e conseguiu continuar registrando presença e votando nas sessões.
Portal Correio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…