Quase um mês após as eleições que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido Liberal, do presidente Jair Bolsonaro, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (23), voltou a criticar o resultado das urnas e colocar em cheque o sistema eleitoral do país. O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, cobrou do TSE uma posição.
Ele voltou a defender o relatório que foi contratado por uma empresa de consultoria “indícios de irregularidades foram comprovados. Basta haver indícios que deve-se checar. São 40% das urnas com indícios de irregularidades”, reforçando que “nós estamos discutindo a história do Brasil pois, a soma das urnas novas dá uma vitória ao presidente Jair Bolsonaro”, declarou.
Valdemar cobrou do TSE um posicionamento sobre o relatório. “Estamos apresentando uma resposta ao pedido de emenda feito pelo Tribunal e nós fizemos a opção de verificação extraordinária no segundo turno pela necessidade da transparência”, disse o presidente do PL.
“Se ficar provado esses indícios, essas urnas não podem ser consideradas. O TSE tem que decidir. Temos certeza que irão trabalhar nesse sentido”, destacando ainda que” nós estamos pedindo para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) verifique esses indícios. Quem tem que definir é o TSE”, afirmou reforçando a narrativa bolsonarista de colocar em dúvida a segurança da votação.
“A intenção nossa é discutir a história do Brasil, como vamos viver com o fantasma das eleições de 2022. Por isso recorremos”, explicou ao ser questionado pelos jornalistas na coletiva.
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, deu 24 horas para o PL incluir na petição os dados da suposta auditoria também no primeiro turno das eleições sob pena de indeferimento inicial.
No dia 1º de janeiro de 2023, Lula assume o terceiro mandato não consecutivo à frente do Palácio do Planalto. O petista se tornará o político mais vezes levado ao comando do Poder Executivo pelo voto direto na história da República do Brasil.
Com ClickPB
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…
O público conheceu nesta segunda-feira (12) todos os participantes do “Big Brother Brasil 26”. Dentre…
A Paraíba terá 21,9 mil vagas no Sisu 2026, segundo dados do Ministério da Educação…
Um casal foi morto a tiros, no final da tarde desta segunda-feira (12), na rodovia…
Uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira (12), na praia…