Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquePolítica

Em coletiva, presidente do PL diz que relatório comprova irregularidade nas urnas e cobra do TSE: “esperamos uma resposta”

Quase um mês após as eleições que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido Liberal, do presidente Jair Bolsonaro, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (23), voltou a criticar o resultado das urnas e colocar em cheque o sistema eleitoral do país. O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, cobrou do TSE uma posição. 

Ele voltou a defender o relatório que foi contratado por uma empresa de consultoria “indícios de irregularidades foram comprovados. Basta haver indícios que deve-se checar. São 40% das urnas com indícios de irregularidades”, reforçando que “nós estamos discutindo a história do Brasil pois, a soma das urnas novas dá uma vitória ao presidente Jair Bolsonaro”, declarou.

Valdemar cobrou do TSE um posicionamento sobre o relatório. “Estamos apresentando uma resposta ao pedido de emenda feito pelo Tribunal e nós fizemos a opção de verificação extraordinária no segundo turno pela necessidade da transparência”, disse o presidente do PL.  

“Se ficar provado esses indícios, essas urnas não podem ser consideradas. O TSE tem que decidir. Temos certeza que irão trabalhar nesse sentido”, destacando ainda que” nós estamos pedindo para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) verifique esses indícios. Quem tem que definir é o TSE”, afirmou reforçando a narrativa bolsonarista de colocar em dúvida a segurança da votação. 

“A intenção nossa é discutir a história do Brasil, como vamos viver com o fantasma das eleições de 2022. Por isso recorremos”, explicou ao ser questionado pelos jornalistas na coletiva.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, deu 24 horas para o PL incluir na petição os dados da suposta auditoria também no primeiro turno das eleições sob pena de indeferimento inicial.   

No dia 1º de janeiro de 2023, Lula assume o terceiro mandato não consecutivo à frente do Palácio do Planalto. O petista se tornará o político mais vezes levado ao comando do Poder Executivo pelo voto direto na história da República do Brasil.

Com ClickPB

Redação

Recent Posts

Prisão de Hytalo Santos e marido é mantida após Justiça negar liminar

Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…

2 horas ago

Defesa de Bolsonaro recorre e pede que plenário do STF reveja condenação

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…

2 horas ago

‘BBB 26’: confira a lista completa dos participantes do reality

O público conheceu nesta segunda-feira (12) todos os participantes do “Big Brother Brasil 26”. Dentre…

3 horas ago

Sisu 2026 ofertará quase 22 mil vagas na Paraíba; inscrições começam em 19 de janeiro

A Paraíba terá 21,9 mil vagas no Sisu 2026, segundo dados do Ministério da Educação…

4 horas ago

Casal é morto a tiros em rodovia no Sertão da Paraíba

Um casal foi morto a tiros, no final da tarde desta segunda-feira (12), na rodovia…

4 horas ago

Mulher é encontrada morta na praia de Intermares

Uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira (12), na praia…

4 horas ago