Conselheiro Fernando Catão
Em decisão unânime, o pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba referendou a liminar expedida pelo Conselheiro Fernando Catão e manteve a suspensão de empréstimos do Programa Empreender Paraíba, idealizado pelo Governo do Estado.
Segundo Catão, há suspeitas de irregularidades e, por isso é necessário uma maior fiscalização, seja para confirmar, seja para descartar.
“Esse é um processo natural a aprovação por esse tribunal porque o relator tem maior conhecimento do processo. Meu sentimento é que haja uma melhoria para esse programa que é importantíssimo e a sociedade precisa saber como está sendo executada, não pode ficar sem fiscalização”, afirmou Catão.
O presidente André Carlo Torres disse que é praxe esse tipo de determinação e que não entende o motivo da repercussão do fato.
A determinação do conselheiro estabelece que a gestora do programa, Amanda Araújo Rodrigues, não pode mais dar continuidade procedimentos administrativos voltados à concessão de empréstimos por meio do Programa Empreender PB, abarcando todas as linhas e tipos de financiamentos (pessoa física e jurídica).
Caso descumpra a decisão, os empréstimos serão considerados nulos e irregulares. Além da gestora do programa, o secretário do Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, têm quinze dias para prestar esclarecimento das irregularidades apresentadas pelo Ministério Público.
Segundo o secretário de Comunicação do Estado, o programa é de suma importância para o desenvolvimento da Paraíba e a decisão da Corte de contas acaba golpeando o Empreender.
“É uma medida violenta, que golpeia diretamente um dos programas mais importantes para o desenvolvimento da economia da Paraíba. Ao longo dos últimos sete anos, o Empreender conseguiu injetar R$ 130 milhões na economia do Estado, principalmente dando oportunidade a pequenos comerciantes de abrirem e aprimorarem seus negócios”, disse, em entrevista veiculada na rádio CBN, João Pessoa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…