Inscreva-se para receber notificações
Categories: NotíciasPolítica

Em Pocinhos, professores relatam ausência de apoio financeiro, tecnológico e psicológico por parte da prefeitura durante a pandemia

Os servidores da rede municipal de educação de Pocinhos realizaram nesta quarta-feira, dia 24, a primeira Assembleia Virtual do ano com o objetivo de apresentar demandas a serem levadas pela diretoria do Sintab para reunião logo mais com a prefeita Eliane Galdino (Avante). Entre as pautas apresentadas, está a necessidade de um suporte tecnológico aos docentes, auxílio financeiro para o desenvolvimento das aulas remotas, a preocupação com a saúde mental e uma adaptação na premiação do IDEB.

A pandemia do coronavírus, como se sabe, alterou a dinâmica do trabalho, acelerando o processo de digitalização de uma centena de profissões. Com os professores e servidores da educação em Pocinhos não foi diferente. As aulas passaram a ser remotas e, sem planejamento do poder público, os docentes tiveram que tirar recursos do próprio bolso para a aquisição de notebooks, smartphones e planos de dados, além do aprendizado e manuseio de aplicativos de interação virtual.

“Fizemos da nossa casa uma sala de aula. A demanda de trabalho aumentou e o salário dos professores é insuficiente para dar conta dos gastos internos que o ensino remoto provoca”, explicou Cilene Costa, diretora do Sintab Pocinhos. “Comprei Ring-Light, quadro branco, tripé, mesa digitalizadora, sem contar com os gastos com terapia”, relatou uma professora de Pocinhos, que prefere não se identificar, durante a assembleia.
Por conta disto, os servidores decidiram encaminhar como deliberação a necessidade da prefeitura de Pocinhos garantir uma ajuda de custo aos docentes, com valor ainda a ser estipulado, além do suporte tecnológico que inclua um processo de aprendizado digital para os profissionais envolvidos com o ensino remoto.

Outro ponto de preocupação do Sintab Pocinhos é com a saúde mental dos servidores. Durante a assembleia foram relatados inúmeros casos de profissionais que adoeceram em virtude da dinâmica do ensino remoto. A sobrecarga de trabalho em casa, somada com a vigilância para evitar o contágio do vírus, fez com que muitos professores buscassem ajuda profissional, o que impactou ainda mais a economia doméstica dos servidores. “A prefeitura não deu nenhum suporte nesse sentido e hoje estamos testemunhando as consequências dessa negligência. Vamos sentar com a prefeita para encontrar uma solução para este problema, urgente”, garantiu Cilene Costa.

Outro ponto de debate a ser levado hoje para a reunião com a prefeita é em relação ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que premia os melhores professores pelo desempenho dos alunos em sala de aula. A categoria sugere uma adequação em relação a premiação aos professores cuja escola tenha maior nota no IDEB, com o valor da premiação rateado de modo igual entre os docentes, visto que todos se esforçaram o máximo possível durante 2020 e a queda de rendimento do alunado é consequência dos efeitos colaterais da pandemia na economia e na sociedade.

Por fim, sobre o PCCR dos servidores da administração, o Sintab informa que já possui uma minuta pronta, construída ainda na gestão anterior, por uma Comissão paritária, faltando apenas a análise de impacto financeiro, para que finalmente seja levado para votação na Câmara dos Vereadores. A minuta será entregue hoje para a prefeita Eliane Galdino.

O Sintab está comprometido com a defesa da vida. Por isto, estamos pleiteando em todas as nossas bases para que as aulas presenciais só retornem após a vacinação da população em geral. Orientamos a todos os servidores que não se deixem intimidar pela pressão do poder público e recomendamos que as aulas remotas só possam acontecer também condicionadas com a capacidade do poder municipal fornecer acesso de internet adequado para alunos e professores.

A reunião com Eliane Galdino acontecerá hoje, as 15 horas, de modo remoto, com a diretoria do Sintab. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 9-9389-9610 ou através dos canais oficiais do Sintab no Facebook ou Instagram, como também pelo e-mail ascomsintabpb@gmail.com.
.
.
.

Assessoria de Imprensa

Redação

Recent Posts

Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada

A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…

48 minutos ago

Vaquinha Solidária busca apoio para realização de cirurgia renal de alto custo

Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…

56 minutos ago

Adolescente tem o cabelo sugado por ralo de piscina e fica em estado grave, em João Pessoa

No último domingo (11), uma adolescente de 13 anos ficou gravemente ferida após ter o…

1 hora ago

MPPB abre inquérito para investigar poluição ambiental no Açude Velho, em Campina Grande

Ministério Público da Paraíba requisitou, nesta terça-feira (13), que a Prefeitura Municipal de Campina Grande…

2 horas ago

Lula sanciona Lei do Descongela; entenda medida de benefícios a servidores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…

4 horas ago

Barco com 27 pessoas se parte ao meio e afunda no Rio São Francisco

Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…

4 horas ago