A Cantoria agora é Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba. A Lei Nº 14.250, de autoria do deputado estadual Dr. Romualdo, acaba de ser sancionada pelo governador João Azevêdo.

De acordo com o texto da Lei, fica reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba a Cantoria, em suas diversas expressões e manifestações, como forma de preservação e valorização da cultura popular nordestina.
A Lei considera Cantoria a arte da poesia oral e improvisada, tradicionalmente expressa por meio da viola e do repente, transmitida entre gerações como um dos elementos fundamentais da identidade cultural paraibana.
O poder público estadual deverá promover e incentivar a preservação e difusão da arte criando programas e projetos voltados à valorização e perpetuação da prática, fomentar eventos, festivais e encontros de cantadores.
Ainda deverá incluir o estudo e a prática nos currículos das escolas da rede pública estadual, como parte da educação cultural e histórica da Paraíba e estabelecer parcerias com instituições culturais e artísticas para promoção de atividades voltadas à prática.
A norma prevê ainda o apoio financeiro a grupos e associações dedicadas à preservação da arte.
Cantoria
Cantoria é uma rica tradição de poesia improvisada e cantada, especialmente no sertão, com grandes nomes como João Paraibano e Zé Viola, usando a viola para criar desafios e versos sobre a vida, honrando a cultura popular e o cordel, com eventos frequentes no estado e homenagens em museus como o MAPP, em Campina Grande, mantendo viva essa arte que mistura raízes ibéricas e nordestinas.
Fonte: ClickPB










