A deputada federal Erika Hilton (PSOL) entrou com um pedido junto à Justiça brasileira, solicitando o bloqueio de bens, doações, contas bancárias e perfis em redes sociais de Eduardo Bolsonaro, além de sua condenação por crime de lesa-pátria.
Hilton alegou que o deputado foi “responsável por articular os ataques e as tarifas impostas por Donald Trump contra o Brasil” e que, atualmente, está utilizando suas redes sociais para promover um movimento em agradecimento a Trump e incitar novos ataques ao país. A deputada também expressou a expectativa de que a justiça brasileira “faça sua parte e feche a torneira que alimenta Eduardo Bolsonaro”.
Trump justifica tarifa sobre o Brasil e critica julgamento de Bolsonaro
Na tarde de quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informando sobre a implementação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com vigência a partir de 1º de agosto. Em sua justificativa, Trump mencionou o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como “uma vergonha internacional”.
“Conheci e tratei com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A forma como o Brasil tem tratado Bolsonaro, um líder altamente respeitado mundialmente durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é inaceitável”, declarou Trump. Ele criticou duramente o processo judicial contra o ex-presidente, chamando-o de “Caça às Bruxas” e exigindo o fim imediato do julgamento.
Trump também afirmou, sem apresentar provas, que a decisão de elevar as tarifas ocorreu “em parte devido aos ataques do Brasil contra eleições livres e à violação da liberdade de expressão dos americanos”.
Com Informações da CBN










