Mais de 170 estudantes do turno da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Geraldo Luiz de Araújo, do município de Areial, participaram de uma aula de campo no Estádio Governador Ernani Sátyro, o tradicional “Amigão”, em Campina Grande. A atividade foi idealizada e conduzida pelo professor Jilton Joselito de Lucena Ferreira, que leciona História para as turmas do 6º ao 9º ano da instituição.
A visita teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre um dos principais símbolos do esporte paraibano. O Amigão, inaugurado em 8 de março de 1975, completou recentemente 50 anos de existência e é considerado, ao lado do Estádio Almeidão, em João Pessoa, uma das mais importantes praças esportivas do Estado.
O professor Jilton, que recentemente lançou um livro em homenagem ao cinquentenário do estádio, destacou a importância de aproximar as novas gerações desse patrimônio histórico. “Ainda sobre o Estádio Amigão, depois do lançamento do livro senti a necessidade de apresentar cada vez mais o estádio às novas gerações. Como atuo em sala de aula, com turmas do ensino fundamental II, resolvi agendar visitas ao estádio”, explicou.
Durante a atividade, os alunos conheceram diversas dependências do Amigão, como arquibancadas, vestiários e área técnica, enquanto ouviam relatos sobre datas históricas e curiosidades do estádio. “Narrei as histórias e datas importantes daquele espaço e os alunos ficaram encantados. A grande maioria nunca havia ido ao estádio antes”, contou Jilton Lucena.
A proposta se destacou por seu caráter interdisciplinar. O professor reforçou que o Amigão permite conexões com diversas áreas do conhecimento: “História, Geografia, Educação Física, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso e Arte podem se aproveitar de vários olhares para pensar esse espaço”, pontuou o Professor e Historiador Jilton.
Diante da repercussão positiva da atividade, outras escolas do município onde o professor também leciona já se organizam para participar das próximas visitas. A iniciativa representa uma inovação no ensino público de Areial, ao propor a vivência prática em um local de importância regional, permitindo aos alunos não apenas aprenderem sobre a história e a estrutura do estádio, mas também refletirem sobre seu papel social, cultural e esportivo. O sucesso da aula de campo reforça a necessidade de mais ações como essa nas escolas públicas, valorizando espaços locais e promovendo o aprendizado de forma dinâmica, integrada e significativa.
Da Redação