A explosão de um respirador causou um princípio de incêndio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Dinamérica, em Campina Grande, na manhã desta sexta-feira (23). A unidade hospitalar foi inaugurada há um ano pela Prefeitura Municipal.
A Secretaria de Saúde do município informou que o aparelho respiratório que estava em uma das quatro salas da vermelhas da unidade pegou fogo e obrigou a retirada imediata dos pacientes da unidade. Uma mulher foi socorrida em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Trauma.
Pacientes que estavam a unidade foram transferidos para o Hospital de Emergência e Trauma e para a UPA do bairro Alto Branco. A médica responsável pelo atendimento, Maria Augusta, explicou que a situação da paciente se agravou após ela ter inalado a fumaça oriunda do incêndio na UPA.
Informações preliminares davam conta que o senhor Francisco Ramos da Silva, de 31 anos, teria ido a óbito devido ao principio de incêndio. Porém, a secretaria de saúde, afirmou que o paciente já estava em óbito antes, em decorrência de complicações por tuberculose.
Veja nota da Secretaria de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que ninguém ficou ferido em decorrência do princípio de incêndio ocorrido na manhã desta sexta-feira (23) na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Dr. Adhemar Dantas, que funciona no bairro Dinamérica. As causas do problema estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros. Informações preliminares dão conta que um dos aparelhos da Ala Vermelha teria explodido após sofrer uma pane elétrica, provocando a combustão no local.
Todos os pacientes que estavam na UPA do Dinamérica na hora do incidente foram transferidos imediatamente para a UPA do bairro Alto Branco e para o Hospital de Trauma por ambulâncias do SAMU 192.
Por conta do incidente, os atendimentos na UPA do Dinamérica foram suspensos por uma hora para garantir a segurança dos usuários e profissionais que atuam no serviço. Após esse período, todos os setores deverão voltar a funcionar normalmente. Apenas a Ala Vermelha, que dispõe de quatro leitos, funcionará temporariamente com um único leito para internação.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o transtorno causado aos pacientes e acompanhantes que estavam na UPA no momento do incidente e informa que irá aguardar o laudo do Corpo de Bombeiros, que deverá apontar as causas do problema no aparelho. Por enquanto, a Secretaria de Saúde garante que seguirá adotando todas as medidas preventivas para evitar problemas dessa natureza.
MaisPB
A Paraíba registrou um crescimento de 2,9% no volume de serviços entre outubro e novembro…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu nesta terça-feira (13) um grupo de vereadores,…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do…
O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a…
A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…
Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…