
O Se Liga PB obteve a queixa de que um morador de João Pessoa, de 73 anos, necessita de medicamentos de alto custo que está em falta na rede pública de Saúde do estado da Paraíba. Para conseguir a medicação especial, corre um processo jurídico e, por isso, o paciente preferiu não divulgar sua identidade.
O senhor de 73 anos foi diagnosticado com uma doença chamada Aplasia medular óssea, que causa anemia profunda e perda descontrolada de plaquetas, necessitando de transfusões quase semanais. O remédio prescrito pelos médicos foi o Ciclosporina de 100 mg, além desse, outros medicamentos que estão em falta com maior frequência, destacam-se Micofelanato de Sódio e o Tracolimo.
No dia 22 de Julho deste mês, o Bom dia Brasil veiculou uma matéria à respeito do mesmo tema. “São medicamentos de doenças complexas. O paciente interromper o medicamento para tratamento de transplante ele corre o risco de ter rejeição do órgão e perder o transplante. O apelo que o governo Federal adotem situações de reabastecimento mais rápido possível, compras emergenciais, alguma coisa que possa resolver o problema dos estados”, acrescenta o site do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.
Redação