Federação que reúne PT, PCdoB e PV aprova aliança com MDB de Veneziano na PB; veja documento

Além dos nomes de Ricardo Coutinho (PT) para o Senado e de Veneziano Vital do Rego (MDB) para governador, os partidos dividiram entre si as candidaturas a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa da Paraíba

Publicado: 04/08/2022

FOTO: REPRODUÇÃO

Em reunião conjunta ontem (03), em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), integrantes da federação partidária Brasil de Esperança, escolheram seus candidatos para as eleições de 2022 na Paraíba. Além dos nomes de Ricardo Coutinho (PT) para o Senado e de Veneziano Vital do Rego (MDB) para governador, os partidos dividiram entre si as candidaturas a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa da Paraíba.

As primeiras informações são de que federação definiu que as candidaturas seriam divididas proporcionalmente às bancadas federais de cada sigla. De acordo com as regras eleitorais cada partido ou federação partidária pode lançar um número de candidatos que corresponda a 100% das vagas +1. Neste caso o número máximo na Paraíba é de 13 candidaturas a Câmara Federal e 37 para a Assembléia Legislativa.

O coeficiente eleitoral (número de votos necessário para conseguir eleger um deputado) este ano é estimado em 150 mil votos no Estado. Atualmente o grupo tem três candidatos federais fortes: Frei Anastácio, Luiz Couto e Estela Bezerra, todos do PT. Além de nomes fortes ao legislativo estadual como o do ex-prefeito da capital Luciano Cartaxo (PT); da pré-candidata a reeleição Cida Ramos(PT); do deputado estadual pré-candidato a reeleição Inácio Falcão (PCdoB); dentre outros.

Um nome que era posto pelo PCdoB para o Senado era o do ex-reitor Rangel Junior, que com essa decisão ficou de fora da pretensão da federação.

Veja o documento: ZDECISÃO PB

PB Agora

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS