Fim de uma era: cana com mel e outras bebidas artesanais não poderão ser comercializadas engarrafadas no Parque do Povo

Segundo a Gevisa, Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande, estes drinks só poderão ser vendidos, se o preparo for realizado na presença do consumidor.

Publicado: 31/05/2023

Foto: Repórter Junino

Em 2023, está proibida a venda de bebidas artesanais envasadas, como a tradicional “cana com mel”, no Parque do Povo, durante a 40ª edição d’O Maior São João do Mundo em Campina Grande.

Segundo a Gevisa, Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande, estes drinks só poderão ser vendidos, se o preparo for realizado na presença do consumidor: “O objetivo é evitar que bebidas adicionadas de substâncias variadas sejam comercializadas”.

A regulamentação está na Norma Técnica da Gevisa 001/2023, fundamentada na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 727/2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre a rotulagem de alimentos e bebidas embalados.

“A finalidade é garantir a segurança e a saúde dos consumidores, bem como assegurar que os clientes possam verificar os ingredientes consumidos por meio dos produtos com rótulos dentro dos padrões técnicos. As bebidas produzidas na presença do cliente ficam autorizadas, a exemplo de caipirinha”, completa.

Portal Toni Moraes

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo