Com a chegada do inverno, os dias estão cada vez mais frios em algumas cidades da Paraíba. Os termômetros têm registrado baixas temperaturas com madrugadas “geladas”. Com a queda na temperatura, moradores de Areia, no Brejo da Paraíba, registraram as baixas temperaturas na cidade, na noite desta quarta-feira (9).
Em publicações nas redes sociais de populares e da própria prefeitura, é possível observar um termômetro instalado na praça Ministro José Américo de Almeida, no centro da cidade, marcando 15 °C.
“Areia registra 15 graus neste momento. O frio típico da nossa cidade segue marcando presença e encantando moradores e visitantes” publicou o perfil da gestão local.
O município, que fica localizado em uma região serrana, costuma registrar baixas temperaturas nos meses de inverno, principalmente no início das manhãs e durante toda noite e madrugada.
A estação de inverno começou no Hemisfério Sul, quando o sol alcançou o solstício no dia 20 de junho de 2025, às 23h42min e termina no 22 de setembro às 15h19min.
Embora ocorra em menores proporções, a Paraíba também sofre alterações climáticas durante esse período, isso significa que as temperaturas podem cair e chegar até 15 °C em algumas regiões do estado.
Segundo relatório da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas), as regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, o inverno apresenta reduzidos totais pluviométricos. Já nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral este período representa em torno de 40% do total precipitado no ano.
Na semana passada, o município de Monteiro, no Cariri paraibano, registrou 17 graus, sendo também um dos dias mais frios do ano. O registro foi feito por um termômetro instalado no centro da cidade, chamando a atenção de moradores que sentiram o clima mais frio.
Campina Grande, no Agreste do Estado, também tem enfrenado baixas temperaturas. As noites de julho estão cada vez mais frias e as madrugadas geladas. A cidade já registrou este mês, 17 graus e a tendência é que a temperatura caia ainda mais.
De acordo com a meteorologista da AESA, Marle Bandeira, o clima mais frio é resultado do avanço de massas de ar seco e da maior atuação dos ventos, comuns neste período do ano. As temperaturas mais baixas devem ser registradas principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, com sensação térmica ainda menor em cidades com maior altitude.
Segundo a meteorologista Marle Bandeira, a tendência é de que esse padrão climático continue nos próximos dias, mantendo o tempo mais ameno e seco.
“Climatologicamente é normal que julho apresente essas quedas, especialmente nas regiões do interior, como Monteiro, Patos, Picuí e cidades vizinhas”, explicou.
Além das baixas temperaturas, a previsão também indica diminuição na umidade do ar, o que exige atenção especial com a hidratação e cuidados com a saúde, principalmente entre crianças e idosos.
Segundo relatório da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas), nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, o inverno apresenta reduzidos totais pluviométricos. Já nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral este período representa em torno de 40% do total precipitado no ano.
Neste período, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por Distúrbios Ondulatórios de Leste (nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste do Brasil, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral). No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas.
A Aesa continuará monitorando as condições meteorológicas e deve divulgar novos boletins ao longo das próximas semanas.
PB Agora