Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Gaeco realiza operação em Curral de Cima e faz busca na prefeitura e casa do prefeito Totó Ribeiro

Esta operação, conduzida com rigor e respaldo legal, surge como resposta determinada às investigações que apontam para sérios ilícitos na gestão pública da cidade de Curral de Cima/PB.

Publicado: 18/03/2024

FOTO: REPRODUÇÃO/Gaeco

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MPPB), deflagrou na manhã desta segunda-feira (18) uma nova operação na Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, o alvo é a prefeitura Municipal de Curral de Cima, na Região do Vale do Mamanguape.

A operação ‘Fake Loan’ investiga uma série de ilícitos na administração municipal. De acordo com o MP, há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

Até o momento foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

Segundo o Gaeco, os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

Endereços das buscas da operação

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura Municipal, no centro da cidade.

As diligências abrangeram o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Controle Interno, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Finanças.

De acordo com o Gaeco, a ‘Fake Loan’ conta com a atuação conjunta de 20 integrantes do Ministério Público da Paraíba, entre Membros e Servidores da CCRIMP e do GAECO-PB, somados a 20 Policiais Militares da PMPB e 4 Auditores de Controle Externo do TCE/PB, totalizando aproximadamente 44 agentes públicos empenhados nesta ação determinante para
a integridade da gestão pública e o combate incansável à corrupção em nosso estado

Sobre Curral de Cima

Localizado no Vale do Mamanguape, o município de Curral de Cima foi emancipado em 01 de janeiro de 1997.

A cidade tinha – em 2022 – uma população de 5.254 pessoas.

Com ClickPB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS