Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Governo do Estado divulga campanha contra o tráfico de pessoas

A Campanha Coração Azul é uma campanha de sensibilização para despertar a solidariedade com as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Publicado: 09/07/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

Com o intuito de massificar a Campanha Coração Azul – contra o tráfico de pessoas e chamar a atenção para relevante temática, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, instalou um espaço informativo da campanha que este ano chama a atenção para o tráfico de crianças, na Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece até domingo (14), no Centro de Convenções de João Pessoa.

No estande da Campanha Coração Azul, os visitantes podem ter acesso a material gráfico com esclarecimentos e informações sobre canais oficiais de denúncias; tirar dúvidas com técnicos do Núcleo e do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (NETDP/PB e CETDP/PB), além de participar de um Quiz com mitos e verdades sobre o tema.

A Campanha Coração Azul é uma campanha de sensibilização para despertar a solidariedade com as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Acontece em julho por ser o dia 30 o Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

A coordenadora do NETDP/PB e do CETDP/PB, Mirella Braga, destaca a importância da ação em um espaço de grande circulação com previsão de receber 100 mil pessoas em 10 dias. “A importância primeira é o contato com a sociedade. Trazer a campanha Coração Azul e as informações, em si, para a população é muito importante. Aqui na feira temos um grande alcance no face a face, que é tão importante para quebra de estigmas e para massificação de informações. É um trabalho pioneiro que nós estamos apostando neste ano e que já tem se mostrado positivo”, enfatizou.

A estudante Hellis Trigueiro, de 17 anos, conheceu a Campanha Coração Azul e descreveu sua experiência ao visitar o estande. “Eu achei bastante dinâmico esse jogo dos mitos e da verdade. Aborda de maneira mais informal um problema sério que as vezes a gente não tem ciência de como acontece. E eu ainda ganhei um gibi sobre o tema, isso chama a atenção, principalmente dos adolescentes”, enfatizou a jovem, que estava acompanhada da mãe.

Na Paraíba, durante todo o mês de julho, acontecerão outras ações de mobilização e conscientização acerca do tema. No dia 26 de julho, uma ação de divulgação da campanha será realizada em postos da Polícia Rodoviária Federal nas rodovias da capital do Estado.

O tráfico de pessoas é crime tipificado na Lei nº 13.344, de 6 de outubro de 2016, definido como um comércio de seres humanos, que acontece quando a pessoa é levada a uma situação de exploração, mesmo que, de início, tenha concordado. Pode acontecer para vários fins: exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, remoção de órgãos humanos, adoção ilegal e vários outros. O tráfico de pessoas pode ser denunciado pelo Disque 100 ou Disque 155.
Serviço:

Para mais esclarecimentos: comiteetppb@gmail.com / (83) 99165-2698

Com Secom-PB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo