A Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (14), a situação de emergência em Assunção, no cariri paraibano. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14).
Além do município paraibano, foram afetados pela estiagem as cidades de Rio do Antônio, na Bahia; Palmeirândia e São João Batista, no Maranhão e Pium, em Tocantins. No Rio Grande do Norte, a cidade de Rafael Godeiro obteve o reconhecimento federal de situação de emergência devido à seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.
Os municípios de São José do Rio Claro, no Mato Grosso; Capelinha e Raul Soares, em Minas Gerais, e Ivaí, no Paraná, foram castigadas por fortes chuvas.
Já Antônio Carlos e Leopoldina, em Minas Gerais, e Rio Azul, no Paraná, registraram queda de granizo e inundações, respectivamente.
Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Portal Correio