Governo se prepara para reação de Trump a operação da PF contra Bolsonaro

Nesta quinta-feira (17), Trump já havia divulgado uma nova carta em defesa de Bolsonaro.

Publicado: 18/07/2025

Foto: Jonathan Ernst/Reuters



O governo Lula avalia que a operação da Polícia Federal (PF) contra Jair Bolsonaro mostra a independência de poderes no Brasil, mas já se prepara para uma reação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às medidas tomadas nesta sexta-feira (18) em relação ao ex-presidente.

A PF na operação de hoje atua como polícia judiciária, sob coordenação do Supremo Tribunal Federal (STF), e não por determinação do Ministério da Justiça.

Além disso, é um sinal de que os órgãos de Estado brasileiro não param de funcionar por causa de pressões vindas de um país estrangeiro.

Nesta quinta-feira (17), Trump já havia divulgado uma nova carta em defesa de Bolsonaro depois de o presidente Lula dar entrevista para uma TV americana, dizendo que o presidente dos Estados Unidos parece atuar como se desejasse ser o “imperador do mundo”.

Ou seja, Trump tem dado demonstrações de que vai sempre reagir diante de qualquer ação do Brasil em relação ao ex-presidente.

O receio do governo brasileiro é que o presidente dos Estados Unidos tome medidas contra o ministro Alexandre de Moraes.

Nos últimos dias, por sinal, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo, em Washington, disseram que em breve novas ações seriam tomadas pelo presidente Trump, sinalizando de que poderiam ser ações contra o ministro Alexandre de Moraes.

Por G1

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo