
Como forma de conscientizar os homens para a prevenção do câncer de próstata, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realiza na próxima semana, um mutirão de consultas com urologistas. Serão oferecidas 300 vagas e os interessados precisam marcar as consultas. Neste mês ocorre a Campanha Novembro Azul.
Neste ano, as marcações serão exclusivamente por telefone (83) 2101-5640. Assim, para garantir uma das 300 vagas oferecidas, é necessário ligar no período de 11 a 13 de novembro, das 8 às 11h e das 13h às 17h. É preciso estar com o cartão do SUS em mãos no momento do agendamento. Os atendimentos terão como público-alvo homens a partir de 45 anos.
Nos dias 16 a 27 de novembro os pacientes que realizaram a marcação, irão fazer o exame de PSA (que mede o nível de uma substância produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico). Assim, os participantes do mutirão vão para as consultas com os urologistas já portando o resultado de seus exames.
Os atendimentos com os especialistas vão acontecer no início de dezembro.
Todas as medidas, como os agendamentos por telefone e a distribuição das consultas e dos exames em mais de um dia, foram adotadas como forma de se evitar aglomerações.
Câncer de próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para este ano, a estimativa é de 65.840 novos casos no Brasil. Na Paraíba, esse número é de 1.740 novas ocorrências
Segundo o INCA, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem o tamanho de uma noz e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Assessoria
Leia mais:
- Paraíba registra maior alta do Brasil em volume de serviços com aumento de 2,9% em novembro
por RedaçãoA Paraíba registrou um crescimento de 2,9% no volume de serviços entre outubro e novembro de 2025. Dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13). O estado teve a maior alta entre todos os estados brasileiros. Pará (2,6%) e Pernambuco (1,3%) completam o… Leia mais: Paraíba registra maior alta do Brasil em volume de serviços com aumento de 2,9% em novembro - Veneziano recebe vereadores e lideranças de Pombal e Cajazeirinhas, que reafirmam apoio à sua reeleição ao Senado
por RedaçãoO Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu nesta terça-feira (13) um grupo de vereadores, suplentes e lideranças políticas de Pombal e Cajazeirinhas. Eles foram agradecer os benefícios articulados por Veneziano para as duas cidades e tratar de novas demandas. Durante a reunião, todos reafirmaram apoio à reeleição de Veneziano para o Senado. Participaram do… Leia mais: Veneziano recebe vereadores e lideranças de Pombal e Cajazeirinhas, que reafirmam apoio à sua reeleição ao Senado - Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país
por RedaçãoO ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil© Marcelo Camargo/Agência Brasil O caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como a maior fraude bancária da história do país, disse nesta terça-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo… Leia mais: Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país - Butantan recruta idosos para ensaio clínico da vacina da dengue
por RedaçãoO Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a 79 anos para ensaios clínicos com a sua vacina da dengue, a Butantan-D. Os testes serão realizados ao longo do ano em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas (RS) e um em Curitiba (PR). Participam ainda, 230… Leia mais: Butantan recruta idosos para ensaio clínico da vacina da dengue - Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada
por RedaçãoA mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na manhã desta terça-feira (13), foi identificada como Elen Gomes de Freitas Dalcastanhy, de 38 anos. A confirmação foi feita pela Polícia Civil da Paraíba. De acordo com o delegado Ivaney Ferreira, a principal linha de investigação aponta para a hipótese… Leia mais: Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada










