I° Mostra de Pesquisa e Ensino do Proext-PG- UEPB leva ciência ao município de Lagoa Seca

O evento aconteceu na Praça do Mercado Público

Publicado: 09/04/2025

A cidade de Lagoa Seca se transformou em um ambiente de ciência aberto à comunidade local.  A última terça-feira, dia 8 de abril, foi marcado por um evento que movimentou a cidade com conhecimento, criatividade e curiosidade: a I° Mostra de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), evento elaborado pelo PROEX-PG, programa que integra a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual da Paraíba com o apoio da CAPES. O evento aconteceu na Praça do Mercado Público, localizada na Rua Júlio Maranhão, e tem como objetivo promover uma integração entre o ambiente universitário e  a comunidade local. Estiveram presentes estudantes de diversas escolas municipais da região e também a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA).

A primeira edição do evento teve a integração de seis projetos de extensão da Universidade com o intuito de levar os conhecimentos científicos para a comunidade e com impacto social. Crianças, adolescentes, adultos e idosos participaram de atividades e interações que despertaram o interesse por temas como sustentabilidade, tecnologia e ciência aplicada no dia a dia. Um dos stand mais visitados durante toda a exposição foi Ecoando Ciência, vinculado ao Laboratório de Ecologia Vegetal Integrativa (LEVIn).  O professor Sérgio de Faria Lopes, coordenador do projeto, ressaltou a iniciativa do evento como uma aproximação entre comunidade e Universidade e que se trata de um Projeto de Extensão que tem essa proposta: “É um trabalho que a gente faz nas escolas e em praças públicas sobre as pesquisas que são desenvolvidas sobre esses temas: Ecologia da caatinga, Étnico botânica, Agroecologia, e Ecologia teórica e aplicada”, enfatizou o coordenador, ressaltando que para essa I° Mostra participaram 15 alunos envolvidos de Pibic, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Um  dos atrativos dessas pesquisas foi a experiência dos óculos de Realidade Virtual (RV) na qual os alunos da localidade tiveram a oportunidade de explorá-los.

O stand do projeto Ecoando Ciência, os visitantes puderam explorar a experiência de conhecer as pesquisas utilizando o óculos de Realidade Virtual (RV). Fotos: Adriana Alves

O Projeto de Extensão “Cordel Pedagógico nas aulas de Ciências”  tem sido utilizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para despertar o interesse dos alunos pelas Ciências e valorizar a cultura regional. Coordenado pelo professor Josenildo Lima, Poeta e Cordelista da Academia de Cordelista da Paraíba – ACVPB – e também doutorando em Ensino de Ciências e Matemática UEPB, o stand proporcionou aos visitantes a oportunidade de criar os próprios cordéis, além de oferecer um teatro de fantoches.

Projeto de Extensão  “Cordel Pedagógico nas aulas de Ciências” onde os participantes puderam produzir os próprios cordéis.(Fotos: Adriana Alves)

O Projeto  “Das Cores da Terra”, coordenado pelo professor Simão Lindoso, do Departamento de Biologia da UEPB, ofereceu aos visitantes uma exposição dos quadros feitos pelas crianças do ensino fundamental, agricultores agroecológicos e pessoas idosas, especialmente participantes da Universidade Aberta à Maturidade da UEPB, cuja filosofia do Projeto é explorar uso de tintas naturais feitas com terra.

                            “Das Cores da Terra”, realizou uma mostra dos trabalhos que são feitos utilizando tintas naturais

Para a coordenadora do Proext-PG, professora Ana Paula Bispo, a Mostra tem uma proposta de expandir as oito exposições nos campi da UEPB e que se trata de um conjunto de ações de de Programas de Pesquisa que fazem Extensão também e “Partem das demandas da sociedade e estão dando retorno à sociedade”, destacou a coordenadora, afirmando que estão programadas para este ano nos campi de Catolé do Rocha, Guarabira e João Pessoa.

Links: Proext-PG: https://www.instagram.com/proextpg.uepb/

             Proext-UEPB: https://www.instagram.com/proex_uepb/  

              Prpgp – UEPB:  http://instagram.com/prpgp.uepb/

Das cores da Terra: https://www.instagram.com/das_cores_da_terra/

Da Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo