Idoso em situação de abandono é resgatado e morre dois dias depois

Após ser resgatado de um prédio em estado de alta insalubridade e ser transferido para um lar de idosos em Santa Rita, o idoso faleceu dois dias depois do resgate.

Publicado: 01/07/2024

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um idoso de 78 anos em situação de abandono foi resgatado através de uma operação da Polícia Civil no bairro do Tambiá, em João Pessoa, e morreu dois dias depois do resgate, na noite deste domingo (30). De acordo com a Delegada Andrea Melo, o idoso sofria de demência e morreu de parada cardíaca.

O resgate foi realizado na manhã da última sexta-feira (28), com a participação de equipes da Polícia Militar e do Corpo do Bombeiros, que atuam juntos na Operação Virtude, iniciativa para verificar denúncias de crimes relacionados à violência contra idosos.

Segundo a Polícia Civil, o idoso foi encontrado em situação de visível abandono, em um prédio localizado no bairro de Tambiá, em João Pessoa e foi transferido para a Casa do Ancião Maria Ribeiro Diniz, abrigo especializado em Santa Rita. A denúncia partiu do Disque 100, serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Durante a operação policial, uma mulher se apresentou como cuidadora do idoso, mas não estava com os documentos da vítima. Após investigação, a Polícia Civil chegou à informação de que a suposta cuidadora era na verdade vizinha do idoso e recebia o valor correspondente à aposentadoria dele.

Ela e o proprietário do prédio no qual o idoso vivia foram intimados a comparecer à Delegacia para prestar esclarecimentos.

Operação Virtude

Além de verificar denúncias anônimas, a Operação Virtude também realiza visitas às unidades que cuidam de pessoas idosas, inspecionando instalações, medicamentos e alimentos, dentre outros aspectos dos locais.

Denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia 197 e do site da Polícia Civil. Nenhum dos meios de denúncia obrigam o autor da denúncia a se identificar.

Fonte: g1 PB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo