IFPB Esperança realiza certificação de formandos dos Cursos Técnicos em Informática e em Sistemas de Energia Renovável integrados ao Ensino Médio

As turmas concluintes foram dos anos 2020 e de 2021.

Publicado: 11/05/2022

O IFPB Campus Esperança realizou na última quinta-feira (06) a cerimônia de certificação dos formandos dos Cursos Técnicos em Informática e em Sistemas de Energia Renovável Integrados ao Ensino Médio.  As turmas concluintes foram dos anos 2020 e de 2021, distribuídas entre 64 alunos de informática e 25 da turma pioneira de Sistemas de Energia Renovável, concluintes de 2021.

O evento de certificação contou com a presença do reitor Nicácio Lopes, que destacou o fato de ser a primeira certificação feita na nova sede do campus: “é a primeira certificação que nós realizamos nesse espaço estrutural, e isso aponta exatamente para um futuro bastante promissor. O Campus de Esperança vem se corporificando, se estabilizando”. O professor, magnífico reitor também registrou a importância da formação dos alunos: “esses meninos com todo vigor, com toda inteligência e talentos que eles têm, certamente enveredarão para o aprofundamento dos conhecimentos e serão, no futuro, aquilo que a gente quer que eles sejam: cidadãos transformadores do mundo”.

Durante a cerimônia, estiveram presentes pais, mães, amigos e responsáveis pelos estudantes, assim como professores e demais servidores do campus. O diretor geral do campus, o professor Valnyr Lira, o diretor de administração, planejamento e finanças, professor Arlindo Garcia, o diretor de desenvolvimento de ensino, o professor Bruno Alisson e os coordenadores dos cursos de Informática e de Sistemas de Energia Renovável, os professores Jaindson Valentim e Josias Barros, também marcaram presença.

“A cerimônia de certificação é o momento de coroamento, onde nosso trabalho conjunto, realizado pelo corpo técnico administrativo e pelo corpo docente (de 3 anos, para os cursos integrados ou de 2 anos para o curso subsequente), se consolida. É o momento em que tanto a família como a instituição comemoram a evolução dos concluintes”, disse Valnyr Lira, Diretor Geral do Campus.

Alinne Priscila, formada no Curso Técnico de Sistemas de Energia Renovável, lembrou dos desafios enfrentados pelas turmas, tendo em vista que estudaram em meio a pandemia causada pela Covid-19: “Participar da cerimônia de certificação do IFPB foi, com certeza, algo de grande impacto, não apenas em nossas vidas acadêmicas, mas também pessoais. Concluir o ensino médio juntamente com um curso técnico foi certamente desafiador, especialmente em um contexto de pandemia. Por isso, o evento significou muito mais do que a oficialização dos alunos enquanto técnicos, mas também celebrou a nossa força em meio a tantos obstáculos que surgiram ao longo do caminho.

O cerimonial foi mediado pelo professor João Paulo França e organizado pela Professora Karina Cunha. O evento cntou, ainda, com a apresentação cultural das alunas Alinne Priscila e Jamile Pereira que realizaram um espetáculo musical, como também pelo discurso de agradecimento dos formandos de Informática e Sistemas de Energia Renovável. Além disso, foi exibido um vídeo com registros e momentos vividos pelos concluintes durante o processo de formação profissional técnica integrada ao ensino médio.

Conheça os cursos:

Informática: Desenvolve software, seguindo as especificações. Utiliza sistemas operacionais e bancos de dados. Realiza testes de software, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de softwares já em produção. Utiliza métodos e técnicas de engenharia de software para uma melhor organização, produtividade e garantia de qualidade. Desenvolve software que fazem uso de bancos de dados, interfaces gráficas e arquitetura cliente/servidor. Apoia atividades de treinamento e de suporte de software ao usuário.

Sistemas de Energia Renovável: Realiza projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia. Coordena atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica). Segue especificações técnicas e de segurança, e realiza montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica. Desenvolve novas formas produtivas voltadas para a geração de energias renováveis e eficiência energética. Identifica problemas de gestão energética e ambiental. Projeta soluções para questões decorrentes da geração, transmissão e distribuição da energia.

Texto: Pedro Henrique Silva Santos – Estagiário de Jornalismo (IFPB –  Esperança ) Imagens: cedidas pelo Campus Esperança

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS