Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Inep alerta para existência de página falsa de inscrição do Enem e aciona Polícia Federal

O Inep já acionou a Polícia Federal para que sejam tomadas as providências necessárias para derrubar a página falsa e identificar os responsáveis pela ação criminosa.

Publicado: 31/05/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu uma nota alertando para a existência de uma página falsa que simula o sistema de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa página fraudulenta direciona os usuários a uma plataforma de pagamentos via Pix ou cartões de crédito, com o intuito de aplicar golpes.

Medidas Tomadas pelo Inep

O Inep já acionou a Polícia Federal para que sejam tomadas as providências necessárias para derrubar a página falsa e identificar os responsáveis pela ação criminosa. O instituto enfatiza que a Página do Participante do Enem, acessível pelo portal do Inep ou diretamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante, está funcionando normalmente e sem registros de interferência.

Orientações aos Candidatos

O Inep ressalta que o pagamento da taxa de inscrição do Enem deve ser feito exclusivamente por meio de boleto bancário do Banco do Brasil. Este boleto é disponibilizado ao candidato somente após o acesso ao sistema de inscrição através do login único do gov.br.

Como Evitar Golpes

Para evitar cair em golpes, o Inep orienta os candidatos a seguirem algumas recomendações:

– Acesse o sistema de inscrição apenas pelos canais oficiais: Use o portal do Inep ou o endereço específico para a Página do Participante do Enem (enem.inep.gov.br/participante).
– Verifique a autenticidade do boleto: O boleto deve ser emitido pelo Banco do Brasil, e somente após o login no sistema oficial do Enem.
– Desconfie de páginas e e-mails suspeitos: Não forneça informações pessoais ou financeiras em sites não oficiais ou enviados por e-mail.

Para mais informações e atualizações, os candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais pelo portal do Inep e pelos canais oficiais do exame.

PB Agora

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS