Premiando práticas inovadoras no âmbito da Rede Pública de Ensino ou através de Organizações Não-Governamentais (ONGs), o Inova Educação 2024 foi lançado através da publicação do edital. Neste ano, a iniciativa do mandato do deputado estadual Chió (Rede) irá distribuir R$ 210 mil em Emendas Parlamentares. As inscrições estão abertas até o dia 21 de Abril.
O objetivo da premiação é selecionar projetos que receberão o selo de práticas inovadoras como reconhecimento do trabalho e esforço dos profissionais de educação na busca da melhor formação dos estudantes da Paraíba, como afirmou o parlamentar.
“Será mais um ano promovendo a participação popular, com o edital público, para premiar e valorizar as práticas de educadores em toda a Paraíba que se dedicam diuturnamente pela melhoria da educação. Você, educador, que faz a mudança acontecer na sua escola, que muda vidas através da educação, nós estamos esperando por você para premiar todo esse esforço e possibilitar melhorias na escola ou instituição. O edital já está no nosso site”, declarou Chió.
Os projetos mais bem avaliados terão recursos através de Emenda Parlamentar destinados para despesas de capital. Os recursos aplicados nas escolas e/ou organizações serão de R$80, 70 e 60 mil para, respectivamente, os três projetos melhor avaliados. Os recursos serão incluídos no orçamento estadual do ano de 2025, após aprovação de emenda parlamentar do Deputado Chió e liberados após o cumprimento das exigências legais pelos beneficiários dos recursos.
As práticas inovadoras receberão Moção de Louvor a ser entregue na Assembleia Legislativa da Paraíba; certificação de escola inovadora sede do projeto; divulgação da prática/projeto permanente em ambiente virtual, denominado de Banco de Práticas Inovadoras em Educação.
O processo seletivo é composto de duas fases, com a inscrição de formulário on-line disponibilizado no site www.chio.com.br; e a apreciação e julgamento dos projetos pelo Conselho Curador.
Para realizar a inscrição, a escola vinculada ao projeto deve ser pública e as ONGs, devem desenvolver trabalho social. O projeto contempla o ensino infantil, fundamental, médio, profissional e atividades educacionais desenvolvidas em ONGs. O projeto deve existir há, pelo menos, um ano.
Por trabalho social na educação entende-se um conjunto de práticas e intervenções que têm como objetivo promover o bem-estar, a inclusão e o desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades no contexto educacional.
As inscrições deferidas serão divulgadas no site no dia 24 de abril. Em caso de indeferimento, os concorrentes terão dois dias para o envio de interposição de recurso. O resultado definitivo das inscrições homologadas será divulgado no dia 27 de abril. Os vencedores serão conhecidos no dia 13 de maio.
Quarta Edição
Promovendo a valorização de profissionais e de práticas inovadoras no âmbito da educação na Paraíba, o Inova Educação surgiu em 2021, quando registrou 25 práticas inovadoras de 12 cidades paraibanas inscritas. No ano seguinte, o prêmio registrou 32 inscrições de 15 cidades. Em 2023, o programa registrou número recorde de inscrições e representatividade de cidades. Ao todo, 103 práticas oriundas de 41 cidades paraibanas concorreram aos prêmios.
Assessoria