O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai promover um mutirão de perícias médicas em três municípios paraibanos neste fim de semana. Segundo o órgão, a ação tem o objetivo de diminuir o tempo que os segurados esperam pelo atendimento, além de reduzir o estoque de requerimentos que dependem do serviço pericial.
De acordo com as informações, o mutirão vai ocorrer simultaneamente em 11 estados. Cinquenta peritos vão realizar 2 mil e 500 atendimentos presenciais em 18 cidades. A ação vai acontecer neste sábado (26), e no domingo (27), e na Paraíba os municípios contemplados serão: Cajazeiras, Patos e Pombal, no Sertão do estado.
Conforme o comunicado do Ministério da Previdência Social, a escolha das localidades que contarão com o atendimento levou em consideração, principalmente, o tempo de espera entre o agendamento e a realização da perícia médica. Mas também se baseou na quantidade de peritos que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social e na estrutura disponível em cada local.
Durante o mutirão, serão realizadas perícias iniciais para concessão de benefícios por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, e perícias para Benefícios de Prestação Continuada, BPC/LOAS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que já está em contato com os segurados que poderão ter o atendimento antecipado pelos mutirões.
Com Janielly Azevêdo/ClickPB