Instituto Histórico é inaugurado no município de Puxinanã e visa a preservação da história local

Publicado: 23/12/2021



Inauguração é marcada por homenagem ainda em vida a José Roberto Gonçalves, grande nome puxinanaense. Foto: assessoria

No último dia 20 de dezembro, foi inaugurado o Instituto Histórico do município de Puxinanã (IHP), que recebeu o nome do comunicador José Roberto Gonçalves e nasce com o intuito de resguardar a memória do seu povo e preservar a história do município. 

O professor e presidente do IHP, Fernando Antônio, em entrevista ao Se Liga PB, falou da importância do mesmo para a cidade de Puxinanã, uma vez que é incomum, especialmente em cidades pequenas, a existência de institutos desse tipo: “O Instituto Histórico de Puxinanã vem para resguardar a memória do povo”, afirmou Fernando. 

Presidente do IHP, Fernando Antônio. Foto: Se Liga PB

O projeto surge da necessidade da população puxinanaense em conhecer e preservar a sua história. A ideia é pensar o Instituto como uma forma de passar para as gerações o conhecimento histórico de suas raízes por meio de livros, documentários e curta metragens.

O momento foi marcado pela homenagem à José Roberto Gonçalves, atual assessor de imprensa da Prefeitura Municipal em uma cerimônia que contou com a presença da população e de autoridades do local. José Roberto, possui grande importância para a cidade, uma vez que é memória viva e traz consigo um grande arsenal de conhecimento em seus bem vividos 51 anos de vida pública. 

O professor diz que a homenagem feita ainda em vida é muito importante: “Homenagem em vida é diferente… ele esteve lá, teve a oportunidade de contar um pouco de suas histórias”, afirma. Segundo Fernando, José Roberto possui grande importância cultural, social e política para a história de Puxinanã. “José Roberto é um patrimônio vivo da história de Puxinanã, dentro desse contexto não tinha como pensar em outra pessoa”, diz.

O projeto conta com o apoio da gestão municipal de Puxinanã, na pessoa do Prefeito Felipe Coutinho, das secretarias do município, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e da população puxinanaense, que, juntos, mostram que preservar a história é gerar conhecimento e manter tradições.

Redação

Leia mais:

COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo