
O governador eleito da Paraíba João Azevêdo Lins Filho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), tomou posse na tarde desta terça-feira (1º) em uma cerimônia que aconteceu no Teatro Pedra do Reino, localizado no Centro de Convenções, em João Pessoa. No Palácio da Redenção, ocorreu a transmissão do cargo do atual governador Ricardo Coutinho para João Azevêdo. Pela manhã, o governador e a vice-governadora Lígia Feliciano do Partido Democrático Trabalhista (PDT) participaram de um ato ecumênico que aconteceu também no Centro de Convenções.
Empossado governador da PB
A solenidade de posse iniciou-se por volta das 16h30, João Azevêdo e Lígia Feliciano proferiram o juramento e foram empossados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A sessão foi comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Gervásio Maia. Durante o discurso, João reafirmou a continuidade de um modelo de gestão que já vem sendo feito no estado durante os oitos anos de governo de Ricardo Coutinho. “O bastão que recebo de Ricardo Coutinho seguirá perseguindo a mesma meta final, ele não descansou e eu não descansarei. Se mudamos hoje o nome do governador da Paraíba, podem ficar certos que as práticas não mudarão”, destacou.
O governador empossado assegurou que irá manter a economia do estado equilibrada, juntamente com um trabalho intensivo para redução dos números da violência que é um dos seus principais desafios nos próximos quatro anos. Uma das suas propostas é a instalação de centros de monitoramento de controle em João Pessoa, Campina Grande e Patos, com a inauguração de dois novos batalhões de polícia.
Emocionado, João Azevêdo finalizou o pronunciamento dizendo que estava pendurando a bata de professor e a caneta de engenheiro para vestir o fardamento do governante, mas que ambos continuarão juntos defendendo a democracia, pois o povo continua no poder.
Ação de graças
O ato ecumênico foi um evento que antecedeu a posse, participaram da celebração representantes das igrejas católica, evangélica, grupos afrodescendentes e espiritismo. Durante o ato, João Azevêdo juntamente com a vice-governadora Lígia Feliciano leram uma passagem bíblica.
De engenheiro a governador
Formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba e professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), João Azevêdo nunca havia disputado uma eleição. Ele foi escolhido pelo PSB para manter o programa das duas gestões do socialista Ricardo Coutinho e acabou vencendo no primeiro turno das eleições em outubro, com 58,13% dos votos válidos.
O novo governador vai aproveitar a experiência acumulada em várias funções públicas, principalmente como secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, cargo que ocupou nos últimos oito anos.
Com Portal OP9.










