O vereador João Dantas que também é pesquisador do cangaço, fez na noite desta sexta-feira (26), a palestra de abertura do III Seminário Sertão Cangaço, realizado na cidade de Piranhas em Alagoas, considerada a Meca do Cangaço.
O seminário Sertão Cangaço é realizado pela Prefeitura de Piranhas, pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – ESBC e pelo Parque Ecológico de Angicos e está incluído no calendário de eventos do Ministério do Turismo, sendo considerado um dos maiores eventos sobre o Cangaço realizados no Brasil.
João Dantas explanou durante 1h e 15 minutos, falando sobre a colonização e povoamento dos sertões, onde alguns fatos culminaram no surgimento do fenômeno do Cangaço no início do século XX.
Sobre o Cangaço, João Dantas expôs algumas teses de sua autoria relacionados a alguns cangaceiros e ao final abordou um pouco sobre a cultura e o legado do Cangaço, trazendo ao conhecimento dos estudiosos e da plateia, a experiência vivida ao lado do Grupo Tropeiros da Borborema e suas turnês na Europa e na Coreia do Sul, levando a dança do xaxado pra o mundo.
Texto: André Gomes – Jornalista (DRT: 3902/PB)
Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…
Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…
No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…
Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…
A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…