A prefeita de Carrapateira, Marineidia da Silva Pereira, e o seu vice, João Batista, conseguiram um recurso no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e afastaram a cassação dos mandatos e inelegibilidade de oito anos que havia sido decidida em primeira instância. A decisão foi tomada por unanimidade, por 7×0, nesta quinta-feira (6).
O Partido Verde (PV) entrou com uma ação contra a prefeita e o vice, alegando que eles cometeram, em 2020, crime de abuso de poder político e econômico, além de concessão de gratificações e jornadas de trabalho diferenciadas a servidores municipais.
Na primeira instância, o juízo da 40ª Zona Eleitoral acolheu a ação do PV e condenou Marineidia da Silva e João Batista a cassação dos mandatos e inelegibilidade por oito anos.
Ao analisar o recurso, a Procuradora Regional Eleitoral, Acácia Suassuna, acolheu o recurso para reformar a decisão da primeira instância, anulando a cassação e a inelegibilidade.
O mesmo entendimento foi tomado pelo relator do recurso, o juiz José Ferreira Ramos Júnior. Ele entendeu que a primeira condenação foi decidida sem pronunciamento de testemunhas de acusação.
“O PV dispensou as cinco testemunhas arroladas e nenhuma prova contundente foi trazida aos autos. Entendo que assiste razão aos recorrentes, haja vista que a decisão foi fundamentada em irregularidade constatada pelo Tribunal de Contas do Estado e de um áudio da prefeita, do qual não se pode extrair conclusão segura de abuso de poder. Não houve uma testemunha sequer ouvida no processo. Dou provimento ao recurso”, argumentou o juiz José Ferreira Ramos Júnior, que teve o entendimento seguido pelos outros magistrados.
Com Halan Azevedo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…