Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Justiça obriga prefeitura de Massaranduba a concluir reforma de quadra em escola

A decisão determina multa de R$ 30 mil por cada mês de atraso nas obras.

Publicado: 19/10/2023

FOTO: REPRODUÇÃO

A Justiça da Paraíba condenou o município de Massaranduba, no Agreste da Paraíba, à obrigação de concluir imediatamente a reforma/construção da estrutura física da quadra poliesportiva da Escola Municipal Suzete Dias Correia. A decisão determina multa de R$ 30 mil por cada mês de atraso nas obras. 

Conforme as informações, o município alega que vem adotando um conjunto de medidas administrativas para aprimoramento e aperfeiçoamento do sistema educacional, com a consequente melhoria das condições físicas e estruturais das instituições de ensino, sendo discricionário o momento para adoção de medidas específicas, e consequentemente vedado ao Judiciário controlar a legalidade, juridicidade, oportunidade e conveniência dos atos administrativos. 

Alegou, ainda, que para a conclusão da obra é necessário haver a repactuação com o FNDE e ainda a contrapartida financeira por parte da Prefeitura com o aporte de recursos para execução dos serviços que já foram pagos à empresa de Engenharia que não procedeu à conclusão das obras.

O relator do processo, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, observou, em seu voto, que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou o entendimento de que é possível ao Poder Judiciário determinar a implementação pelo Estado, quando inadimplente, de políticas públicas constitucionalmente previstas, sem que haja ingerência em questão que envolve o poder discricionário do Poder Executivo, entendimento seguido pelos Órgãos fracionários do TJPB.

“Os problemas estruturais da Escola Municipal Suzete Dias Correia foram detectados desde o Inquérito Civil Público nº 003.2017.000404 (02/2014) e, mesmo com o Procedimento Administrativo nº 003.2018.005451, a obra da quadra poliesportiva permanece inacabada”, frisou o relator.

Da decisão cabe recurso.

Com ClickPB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS