Lula está estável e conversando normalmente após cirurgia, diz médico

Presidente teve funções neurológicos preservadas e procedimento decorre do acidente doméstico sofrido em 19 de outubro.

Publicado: 10/12/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui quadro de saúde estável após a cirurgia realizada na madrugada desta terça-feira (10). De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, o petista voltou do procedimento cirúrgico “praticamente acordado” e “conversando normalmente”. Não há, por enquanto, data de alta médica, mas a equipe fala em retorno a Brasília no início da próxima semana. Os profissionais clínicos destacam, ainda, que não há lesões cerebrais.

“O presidente foi submetido a uma cirurgia para drenagem do hematoma do sangramento no cérebro. O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado e encontra-se estável, conversando normalmente, se alimentando e está em observação pelos próximos dias”, disse Kalil. “O importante é que ele não teve lesão no cérebro”, acrescentou.

Em coletiva de imprensa, Kalil ressaltou que as funções neurológicas do presidente estão preservadas. “Nada, nem alteração de movimento, nem nada. Ele está estável”, destacou. A médica Ana Helena Germoglio disse que Lula estava lúcido quando chegou ao hospital na capita paulista. “Da mesma forma que se encontra agora: lúcido, orientado, conversando, comendo”.

A equipe médica informou que Lula vai ficar 48 horas na UTI em observação. De acordo com Kalil, a previsão é de que Lula volte para Brasília na próxima semana. “Não tem visitantes. A primeira-dama acompanhou de Brasília até aqui e é a única acompanhante. O tempo de internação, se tudo correr bem, como está correndo, ele deve retornar a Brasília no começo da próxima semana”, afirmou o médico pessoal do presidente.

Contexto

O petista sentiu dores de cabeça e indisposição durante a agenda da última segunda-feira (9). Na sequência, deu entrada em um hospital privado em Brasília e foi transferido para a unidade de São Paulo. Na capital paulista, passou por uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma. O procedimento ocorreu sem intercorrências e Lula está bem e sob monitoramento em leito de UTI.

A cirurgia de Lula decorre da queda sofrida no banheiro, no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro. Na ocasião, o acidente doméstico resultou em um ferimento na parte de trás da cabeça, que exigiu cinco pontos de sutura. Após o episódio, diversas viagens internacionais foram canceladas por recomendação médica. O presidente tem 79 anos.

“Esse tipo de complicação pode acontecer, principalmente em pessoas de maior idade. E o que acontece é que a pessoa tem a queda, às vezes nem lembra e o hematoma pode aparecer meses depois. Como o presidente foi acompanhado, fez exames de rotina e conseguimos ver a evolução toda do hematoma, sendo diminuído e, com a queixa da dor de cabeça, fizemos exame e comparamos com o exame anterior, e aumentou… A gente fez o procedimento para que esse hematoma não comprima o cérebro, então fica sem sequela. O cérebro está livre de qualquer compressão ou lesão. O hematoma foi drenado totalmente“, informou o médico Rogério Tuma.

Por R7

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo