O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou na manhã desta sexta-feira (30) o segundo lote do canal que transporte as águas da barragem de Acauã até a barragem de Araçagi.
O acionamento do sistema das Vertentes Litorâneas, mais conhecido como canal Acauã-Araçagi, ocorreu no município de Riachão do Poço, na região de Sobrado.
Durante a inauguração, Lula enalteceu a obra e garantiu o terceiro e último lote do canal.
“Água chegando no lugar onde as pessoas pensavam que não ia chegar água […] eu quero que vocês saibam da alegria de trabalhar junto com o governador João Azevêdo e de poder vir aqui, apertar o botão e ver a água que vai salvar muitas vidas, ver a água que vai ajudar muitos pequenos produtores rurais. Essa água vai servir para as crianças beberem, vai servir para mulher e homem beber, vai servir para as nossas galinhas beberem água […] essa água é vida para os ser humano e para os animais”, disse Lula em trecho de sua fala.
Ele também falou da importância da água chegar aos assentamentos do Incra na região.
“O governador disse para mim. Pode deixar que com o dinheiro do Governo da Paraíba a gente vai levar água a todas as 120 famílias que moram aqui nessa região”, disse.
Lula agradeceu a Deus pelo momento e citou que a obra tinha sido 73% realizada durante o governo de Dilma Rousseff.
Já o governador João Azevêdo (PSB), em sua fala durante a entrega da obra. garantiu que os projetos já estão sendo realizados para levar a água para mais de mil famílias.
“A nossa intenção é fazer com que as águas que correm nesse canal cheguem aos 12 assentamentos do Incra aqui instalados. Serão mais de 1.500 famílias que serão beneficiadas. Já estamos trabalhando no projeto para fazer com que essas águas cheguem o mais rápido possível aqui em toda região”, disse João.
Estiveram presentes na inauguração, além do presidente Lula e do governador João Azevêdo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goez, o senador Veneziano Vital (MDB), André Amaral (União Brasil) e alguns deputados federais, como Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Dr. Damião (União Brasil) e Luiz Couto (PT).
Fonte: ClickPB