Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Lula se reúne com Lira e líderes partidários em meio à crise com Legislativo

Objetivo do encontro é aproximar deputados do Planalto e conseguir consolidar base para aprovar medidas em 2024.

Publicado: 23/02/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promove nesta quinta-feira (22) um jantar para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários para estancar a crise entre o Legislativo e o Executivo. 

O encontro foi uma sugestão dada por Lira antes do Carnaval como um meio de ajudar no relacionamento e facilitar negociações de matérias junto ao Congresso.

“[A reunião é] uma oportunidade da gente retomar esse encontro, esse diálogo, reforçar essa agenda inicial”, disse o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele deve comparecer ao encontro mesmo sendo alvo de críticas dos deputados, que questionam a articulação do ministro.

A ideia é que seja uma reunião informal, sem uma pauta estabelecida. Lula deve usar o momento para articular o projeto de lei que reonera gradualmente a folha de pagamento, o destino do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e vetos que aguardam votação no Congresso. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve marcar presença no jantar e estreitar as negociações.

Na outra ponta, líderes devem aproveitar a ocasião para reivindicar distribuição de emendas parlamentares. Há uma pressão a Lula em relação à ministra da Saúde, Nísia Trindade. Principalmente os parlamentares do centrão têm reclamado que o governo privilegia municípios do PT na distribuição de emendas na área de saúde. Nos bastidores, Lira não esconde o desejo de comandar a pasta da Saúde, que tem um dos maiores orçamentos da Esplanada dos Ministérios.

Por R7

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS