Foto: Divulgação
Criada pelo Governo Federal para beneficiar consumidores de baixa renda, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) está disponível para adesão de 20.085 famílias dos municípios de Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas, na região Borborema. De acordo com a Energisa, este número contempla famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que possuem um membro favorecido pelo Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC).
Para a fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, o primeiro passo é procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e adquirir o Número de Identificação Social (NIS), caso o interessado não o tenha. Em seguida, de posse de toda documentação que comprove as exigências estabelecidas pelo Governo Federal, o cliente deve procurar uma agência de atendimento da Energisa.
A TSEE é voltada para famílias com renda mensal per-capita de até meio salário mínimo com descontos de 10% a 65% na conta de energia, beneficiando clientes com consumo elétrico de até 220 kWh. Além disso, a Tarifa também é válida para famílias que tenham portador de doença ou deficiência em tratamento contínuo com utilização de aparelhos que consumam energia e renda de até três salários mínimos.
“O abatimento na conta de energia varia de acordo com faixas de consumo. Quem consome até 30 kWh recebe até 65% de desconto; de 31 a 100 kWh pode chegar até 40%; e de 101 a 220 kWh até 10%. Além disso, o Governo do Estado oferece desde 2018 um programa de desconto no ICMS da conta de energia para pessoas de baixa renda que pode ser cumulativo com o cadastro na Tarifa Social”, informa a coordenadora de Recebíveis, Andrea Araújo.
Hoje, apenas 47.301 famílias da Borborema estão cadastradas e usufruem do benefício. Entre as cidades da região, Campina Grande é a que mais tem beneficiados, 36.310. É na Rainha da Borborema também que se concentra o maior número de elegíveis à Tarifa – 12.112. Na sequência vem Queimadas com 3.238, Lagoa Seca com 2.241, Massaranduba com 1.012, Fagundes com 983 e Boa Vista com 499 unidades residenciais aptas a receberem os descontos.
Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 083 0196, aplicativo Energisa On ou no site www.energisa.com.br.
Com Assessoria Energisa.
Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…
Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…
No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…
Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…
A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…