O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e também conselheiro do Comitê Gestor da Internet No Brasil, Percival Henriques, alertou a população sobre os riscos dos sites falsos e golpes para se apropriar do auxílio emergencial de R$ 600 liberado pelo governo federal.
De acordo com Percival já foram encontrados mais de 350 sites falsos que imitam a página da Caixa Econômica Federal.
Entre as principais formas de cair nestes golpes, estão os links que são colocados nas redes sociais. “Eles entram no site e colocam os dados, um terceiro se apropria e cadastra na Caixa real, passando a receber o dinheiro”, disse.
“Apenas o site da Caixa está habilitado para fazer este tipo de transação”, alertou.
Percival lembrou também que a maioria das vítimas desse tipo de golpe é uma população que não tem acesso à internet. “Não pode considerar alguém que use o whatsapp como usuário. Muitas pessoas nunca entrarm num site”, comentou.
A dica que o especialista dá é que a pessoa que tiver alguma dúvida que peça a algum familiar de confiança, que tenha mais domínio para chegar se é real. “Se alguém pedir seus dados, desconfie! Notamos que ontem já eram 10 milhões de pessoas que sequer tinham conta bancária”, disse.
Caso já tenha sido vítima do golpe, tentar se cadastrar e já tiver cadastrado, Percival afirma que a pessoa deve procurar a a polícia, pois seus dados podem ter sido roubados.
Paraíba
A Paraíba registrou um crescimento de 2,9% no volume de serviços entre outubro e novembro…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu nesta terça-feira (13) um grupo de vereadores,…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do…
O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a…
A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…
Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…