Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Mais sete cidades paraibanas obtêm reconhecimento federal de situação de emergência por estiagem

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para ações de defesa civil.

Publicado: 09/01/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta segunda-feira, 8 de janeiro, a situação de emergência em mais sete cidades da Paraíba que enfrentam estiagem. Ao todo, já são setenta e dois municípios do estado com reconhecimento vigente em razão da falta de chuvas.

Além da Paraíba, também tiveram reconhecimento de situação de emergência reconhecido pelo Governo Federal outras sete cidades do País. São elas Pirapetinga, em Minas Gerais; Cedro, em Pernambuco; Caxias do Sul, Gramado e Porto Lucena, no Rio Grande do Sul; e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

Já Laurentino, em Santa Catarina, está em estado de calamidade pública por conta de fortes chuvas.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para ações de defesa civil. Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, explica como os repasses podem ser aplicados. “Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre”

Para saber mais sobre ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

PB Agora com assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS