Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Matinhas decola na educação e obtém melhor taxa de alfabetização da região

O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil, que definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Publicado: 30/05/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

O município localizado no brejo paraibano atingiu o nível 4 da meta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica para alfabetização na idade certa, com mais de 79% do público alfabetizado no 2º do ensino fundamental.

É o que aponta o primeiro relatório do novo indicador apresentado pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira (28/5), durante reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro da Educação, Camilo Santana, com a presença de governadores e secretários de educação e representantes dos estados e municípios.

O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil, que definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A partir desse alinhamento nacional, os dados foram apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados, em 2023, que contou com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.

Conforme o articulador municipal do Compromisso com Criança Alfabetizada, o Prof. Jociano Coêlho, a iniciativa busca, em regime de colaboração, entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

O prefeito Benedito Braz recebeu o resultado juntamente com a equipe da secretaria de educação em uma reunião de alinhamento, ” dia de comemorar, esse é mais resultado positivo da nossa gestão, isso mostra que estamos no caminho certo e que garantir os diretos de aprendizagem das nossas crianças é o lema da nossa seduc” comentou o prefeito.

Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas nacionais de alfabetização dos estudantes da rede pública, seguindo o padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada, a partir do acordo firmado entre estados e municípios.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS