Na noite desta quinta-feira (10), o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou a morte de uma menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS).
De acordo com a Corporação, o corpo da criança foi localizado a 70 metros de onde ela havia caído. O resgate foi concluído por volta das 22h55.
A menina havia sido inicialmente localizada às 17h30, por meio de um drone equipado com câmera térmica. A operação de busca, que teve início imediatamente após o acidente, contou com a participação de bombeiros de três cidades, além de equipes do Samu, policiais militares e civis, e o apoio de três aeronaves.
O secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, informou que a menina era natural de Curitiba (PR) e estava visitando o parque com os pais e dois irmãos.
Durante uma pausa para o lanche, a criança, que era diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), saiu correndo em direção ao penhasco. O pai tentou impedir a queda, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.
Após o acidente, equipes de bombeiros de Cambará do Sul, Canela e Gramado iniciaram as buscas, utilizando drones e aeronaves – duas vindas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.
A área onde ocorreu o acidente é de difícil acesso e exigiu técnicas de rapel para que o corpo fosse retirado.
Em comunicado, o Corpo de Bombeiros expressou pesar pela tragédia e informou que, logo após a localização da menina, os procedimentos de resgate foram imediatamente iniciados.
Nota do Corpo de Bombeiros:
“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul lamenta profundamente a perda irreparável de uma criança em uma queda no cânion, nesta quinta-feira (10). Neste momento de luto, nos solidarizamos com a família, amigos e a comunidade afetada, oferecendo nossa homenagem, respeito e solidariedade. Que a fé traga forças para superar a dor.”
Sobre o Cânion Fortaleza
O Cânion Fortaleza é o maior do Brasil, com paredões que chegam a 900 metros de altura e uma extensão de 7,5 km. Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, o cânion está a cerca de 23 km de Cambará do Sul, em uma área de 2 mil metros de largura e a 1.240 metros de altitude.
As trilhas mais populares do parque incluem a Trilha do Estacionamento, de 1 km (ida e volta), que oferece uma vista de aproximadamente 45% do cânion, e a Trilha do Mirante, de 3 km, que leva ao topo de um mirante de onde é possível avistar o cânion, o litoral e a cidade de Torres, além das paisagens catarinenses. Essa trilha é classificada como de dificuldade leve a moderada.
Com Informações da CNN