Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ministra da Cultura desembarca e cumpre agenda na Paraíba neste sábado

O convite e a articulação para a vinda da ministra partiram do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), e durante a agenda vai haver uma série de diálogos sobre parcerias entre Estado e União.

Publicado: 21/06/2024

Foto Lula Marques/ Agência Brasil

A ministra da Cultura do Governo Lula, Margareth Menezes, visita a Paraíba neste sábado (22) para cumprir uma extensa agenda em Campina Grande. O convite e a articulação para a vinda da ministra partiram do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), e durante a agenda vai haver uma série de diálogos sobre parcerias entre Estado e União.

Com relação à Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura, Margareth Menezes vai assinar ao lado do governador João Azevêdo a autorização do lançamento do Sala de Arte, edital a ser gerido pela Secult-PB com o objetivo de selecionar propostas de oficinas de formação em arte e cultura nas escolas da rede estadual de ensino da Paraíba. Vão ser investidos R$ 2,5 milhões para 250 propostas de R$ 2 mil cada, respeitando para isso cotas regionais, étnicas e de gênero.

A ministra da Cultura ainda vai visitar no bairro de Monte Santo o local onde vai ser erguido um dos sete CEUs da Cultura que vão ser instalados nos próximos anos na Paraíba. Trata-se de equipamentos culturais de pequeno e médio porte que ofertam serviços de arte, cultura, esportes e cidadania em territórios vulneráveis de diferentes cidades brasileiras e cuja inclusão da Paraíba foi anunciada em março deste ano.

Além de Campina Grande, os municípios de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Sapé, Esperança e Patos também vão receber espaços como esse. Os recursos são do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura, mas serão operacionalizados pelo Governo do Estado.

Também em Campina Grande, a ministra vai fazer a entrega simbólica dos cheques do Prêmio Paraíba Junina, o primeiro dos editais lançados no Estado em 2024 pela Pnab e que contemplou inúmeras quadrilhas juninas paraibanas, a tempo delas se apresentarem nas festas de São João deste ano.

Ainda neste sábado (22), Margareth Menezes deve visitar algumas das festas de São João que acontecem na Paraíba.

Outra visita

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e  presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, devem desembarcar em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, neste sábado (22) para cumprir agenda política. A informação foi divulgada pelo jornalista Luís Tôrres, durante entrevista na BandNews FM João Pessoa, através da frequência 101,1 MHz, nesta manhã de quinta-feira (20). Leia mais clicando na matéria abaixo.

De acordo com Tôrres, Luciana deve chegar por volta das 9h no Aeroporto Presidente João Suassuna e seguir diretamente para um evento onde será oficializado apoio à pré-candidatura do deputado estadual Inácio Falcão, pela prefeitura de Campina Grande.

Portal Paraíba

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo